1 de fev. de 2012

Audi - Audi TTS: brutalidade em tamanho compacto



Até poucos anos atrás os motores verdadeiramente potentes tinham mais de quatro cilindros, litragem de sobra e esbanjavam força em qualquer rotação. O conceito de downsizing veio revolucionar essa idéia e transformou o mundo dos automóveis.

A primeira geração do TT chegou ao mercado em 1998, substituída em 2006 pelo modelo atual. O estilo lembra algo desenhado para o túnel de vento. Aliás, carros como ele, de formato mais arredondado e limpo, parecem mais intocados pelo tempo. Ontem mesmo estive pesquisando alguns exemplares com mais de dez anos de uso e eles continuam chamando a atenção.
A versão TTS é a mais brava da linha disponível no mercado nacional. O TTRS, que utiliza a mesma mecânica do RS3, deve chegar esse ano. Isso significa que o esportivo, especialmente nessa tonalidade, é garantia de muitos olhares pela rua (algo semelhante ao que ocorreu com aquele alaranjado que aparece nesse post).

O interior veste o motorista. Isso é um chavão, é verdade, mas sempre cabe no texto. A sensação é de aconchego, com os instrumentos à mão e boa visibilidade. Os assentos revestidos em couro Alcântara são confortáveis e deixam o corpo encaixado. Nos bancos de trás cabem, pra falar a verdade, algumas compras. Ou aquele seu primo que esteja com muita disposição de dar uma voltinha.
Ao girar a chave o ronco é grave. As saídas duplas de escapamento são responsáveis por isso. No modo Sport, com marchas trocadas no limite, é possível ouvir o som inconfundível do caracol enchendo, seguido de um pequeno ruído do escape. Ouvir isso várias e várias vezes causou uma média, nos primeiros dois dias, de 4,3 km/l! Mas no geral chegamos aos 6,7 km/l.
O motor de quatro cilindros TFSI tem 2,0 litros, injeção direta de combustível e estonteantes 272 cv. O torque é de 35,6 kgfm e empurra o “carrinho” com disposição a qualquer momento. O ronco fica mais esportivo ao toque do botão no console, que ativa o Audi Magnetic Ride. A suspensão passa a trabalhar então com eficiência máxima (e dureza, em nossas ruas esburacadas).
Mas é em um trecho sinuoso que isso faz toda a diferença. Auxiliado ainda pela tração Quattro, o TTS gruda no chão e permite alguns abusos saudáveis por parte do motorista. A transmissão S-Tronic de seis velocidades e dupla embreagem, mesmo no modo automático, mantém o motor acordado e acerta a escolha das marchas. O condutor pode ainda fazer as trocas no volante.
Fechando o pacote temos o jogo de rodas de dezoito polegadas, volante com base achatada, aerofólio traseiro que sobe automaticamente aos 120 km/h e sistema de áudio da Bose. Algo perfeito para curtir um passeio mais sossegado. O valor, ainda sem o aumento de IPI, é de R$ 281.680,00. O preço que se paga pela exclusividade.
Fotos: Renato Bellote
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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