6 de jan. de 2012

Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept será apresentado em Detroit

Com o toque de um botão o motorista escolhe qual motor quer utilizar. Novidade inclui inédito motor quatro cilindros da nova plataforma ‘ecológica’.

A Volvo Car Corporation vai apresentar eno Salão de Detroit, nos Estados Unidos, o mais novo modelo híbrido da marca, o Volvo XC60 Plug-in Hybrid. O diferencial deste conceito é que apenas com o toque de um botão o motorista escolhe se quer utilizar apenas o motor elétrico, somente o a combustão ou a combinação dos dois.
Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept será apresentado no Salão de Detroit (Foto: Divulgação) 
Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept será apresentado no Salão de Detroit (Foto: Divulgação)
"Você pode aliar a preocupação com o meio ambiente a todas as características de um automóvel de luxo. Nenhum outro fabricante alcançou tal nível de perfeição, onde economia, autonomia combinada - gasolina/eletricidade -, luxo e potência trabalham juntos", afirma o presidente e CEO da Volvo Car Corporation, Stefan Jacoby.
A tecnologia Plug-in hybrid, que inclui o inédito motor quatro cilindros da nova plataforma VEA (Arquitetura Ambiental Volvo), vai estar disponível no mercado em alguns anos, segundo a Volvo. "Mais ainda é cedo para afirmarmos qual será o primeiro modelo a possuir as novas motorizações", diz o executivo em nota.
Protótipo tem três modos de condução (Foto: Divulgação)Protótipo tem três modos de condução (Foto: Divulgação)
Pure, Hybrid ou Power
No modo Pure, o veículo é impulsionado somente por um motor elétrico até sua máxima autonomia. Segundo a Volvo, a capacidade é aproximadamente de 56 quilômetros (pode variar de acordo com o ciclo de condução) com zero emissão de poluentes.
O condutor pode escolher economizar energia ao invés de dirigir apenas no modo Pure, por exemplo, nos grandes centros urbanos. Quando o Save está ativado, o gerador recarrega as baterias se necessário. O objetivo é disponibilizar energia suficiente para aumentar a autonomia em 20 km para condução com eletricidade.
O modo Hybrid é padrão quando o veículo é ligado. O motor a gasolina e elétrico em conjunto proporcionam prazer de condução com mínimo de impacto ambiental. De acordo com a certificação europeia para condução NEDC, as emissões de poluentes são de 53g/km e autonomia de aproximadamente 50 km/l. Usando a certificação norte-americana, que inclui a emissão de poluentes da produção de energia elétrica, essa economia pode chegar a 23 km/l, o que garante autonomia total de 960 km.
Já o modo Power teve a tecnologia otimizada para desempenhar o máximo de aproveitamento. O motor a gasolina de 280 cv e 38,75 kgfm de torque, combinado com o elétrico de 70 cv e 20,39 kgfm de torque, garantem a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. Para garantir o desempenho do veículo, foi desenvolvida uma nova transmissão de oito velocidades, totalmente inédita.
Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept tem novo motor a cimbustão, mais econômico (Foto: Divulgação) 
Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept tem novo motor a cimbustão, mais econômico (Foto: Divulgação)
"No XC60 Plug-in Hybrid Concept apresentamos nosso próximo motor quatro cilindros, que oferece o mesmo desempenho dos atuais seis cilindros e consumo inferior aos atuais de quatro cilindros", explica em comunicado o vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Car Corporation, Peter Mertens.
O veículo conceito entra na categoria de motores T8 da marca, que enfatiza a combinação dos 350 cv fornecidos pelo quatro cilindros e o motor elétrico. Este conjunto eleva o modelo para o território ocupado anteriormente pelos motores de até oito cilindros.
"É hora de pararmos de contar os cilindros", afirma Mertens. "Os motores de com quatro são mais eficientes para reduzir as emissões de poluentes e o consumo de combustível sem comprometer os desejos dos consumidores quanto ao prazer de dirigir e ao desempenho".
Painel do Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept  (Foto: Divulgação)Painel do Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept (Foto: Divulgação)
Gerador de ignição integrado
O motor do XC60 Plug-in Hybrid Concept não possui partida convencional ou alternador. Ao invés disso, é equipado com um gerador de ignição integrado (ISG) conectado ao virabrequim, localizado entre o motor e a transmissão. O ISG é capaz de entregar 45 cv extras durante a aceleração e também carregar as baterias durante as frenagens.
Plug-in
O eixo traseiro do XC60 Plug-in Hybrid Concept é impulsionado por um motor elétrico que produz 70 cv. Ele é alimentado por uma bateria de 12 kWh de íon lítio instalado abaixo do porta-malas
As baterias podem ser recarregadas em fonte de energia comum, em casa ou em um estacionamento. O tempo de carga pode variar. No caso de uma tomada de 220 V, com capacidade total com 12A, são necessárias 3,5 horas. Já numa com corrente de 110V/12A, a recarga pode demorar até 7,5 horas. Enquanto o veículo é recarregado, é possível climatizar o ambiente interno.
Tração nas quatro rodas
O acionamento elétrico da tração integral do XC60 Plug-in Hybrid é ativado pressionando o botão AWD (All Wheel Drive). Ao invés do sistema mecânico de transferência para acionar a tração integral, a unidade central de controle distribui o torque entre o propulsor dianteiro a gasolina e o elétrico do eixo traseiro.
O sistema elétrico de tração integral foi projetado para fornecer melhor tração quando o veículo arranca ou quando conduzido em rodovias sinuosas, na neve ou na lama.
Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept vai ser comercializado, futuramente (Foto: Divulgação) 
Volvo XC60 Plug-in Hybrid Concept vai ser comercializado, futuramente (Foto: Divulgação)

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

Nenhum comentário: