Dispositivo acenderá luzes de alerta quando as rodas não estiverem bem afixadas

Recentemente permitidos pela FIA (Federação Internacional
de Automobilismo), os sensores de torque, uma das novidades da F1 para a
temporada 2012, devem melhorar o trabalho das equipes nos pitstops.
Produzido pela empresa italiana Paoli, o dispositivo funciona por meio de luzes de alerta que acendem quando as rodas não estão devidamente fixadas.
O equipamento será disponibilizado para todas as equipes na categoria.
“O sistema funciona com um sensor magnético instalado na pistola automática. O operador pode definir o nível de torque a ser aplicado na porca da pistola”, explicou o diretor executivo da Paoli, Federico Galloni, ao site “F1Web.it”.
A chegada dos sensores de torque surge após uma série de incidentes bizarros no pitlane da F1 nos últimos anos. O pior deles aconteceu em 2010, no GP da Hungria, quando Nico Rosberg foi liberado de forma precipitada pela Mercedes e um dos pneus traseiros do W01 voou no pitlane, quase tirando a vida do mecânico Nigel Hope, da Williams.
Anteriormente, o registro do nível de torque na pistola automática ficava visível apenas em um computador no pitwall. Com a nova tecnologia, o software com os valores do torque poderá enviar as mensagens de volta para a pistola. Assim, se um pneu não for devidamente fixado, os mecânicos serão automaticamente alertados sobre o perigo de liberar os carros.
Produzido pela empresa italiana Paoli, o dispositivo funciona por meio de luzes de alerta que acendem quando as rodas não estão devidamente fixadas.
O equipamento será disponibilizado para todas as equipes na categoria.
“O sistema funciona com um sensor magnético instalado na pistola automática. O operador pode definir o nível de torque a ser aplicado na porca da pistola”, explicou o diretor executivo da Paoli, Federico Galloni, ao site “F1Web.it”.
A chegada dos sensores de torque surge após uma série de incidentes bizarros no pitlane da F1 nos últimos anos. O pior deles aconteceu em 2010, no GP da Hungria, quando Nico Rosberg foi liberado de forma precipitada pela Mercedes e um dos pneus traseiros do W01 voou no pitlane, quase tirando a vida do mecânico Nigel Hope, da Williams.
Anteriormente, o registro do nível de torque na pistola automática ficava visível apenas em um computador no pitwall. Com a nova tecnologia, o software com os valores do torque poderá enviar as mensagens de volta para a pistola. Assim, se um pneu não for devidamente fixado, os mecânicos serão automaticamente alertados sobre o perigo de liberar os carros.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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