Estado negocia chegada de mais quatro montadoras para seu polo automotivo
O Estado do Rio de Janeiro quer dar continuidade ao projeto de sediar um dos principais polos da indústria automobilística nacional. O governo estadual fechará 2011 com contratos de cerca de US$ 20 bilhões (R$ 37 bilhões) para receber novas fábricas de diversos setores da economia. Um dos focos é a produção de veículos. O estado já sedia as unidades de PSA Peugeot Citroën e MAN Latin America, localizadas na cidade de Porto Real, região Sul. A Nissan já anunciou uma fábrica de R$ 2,6 bilhões para 2014, sediada em Resende, também no Sul Fluminense.
De acordo com Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço do Rio, o estado tem negociações em curso com pelo menos mais quatro montadoras: BMW, Volkswagen, JAC Motors e uma fabricante europeia, cujo nome não foi revelado. O Rio quer se tornar a sede da badalada fábrica brasileira da marca bávara, confirmada recentemente pela matriz alemã. A BMW também está sendo sondada pelos governos de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. No caso da Volkswagen, que ainda está em estudo sobre a viabilidade de instalação de mais uma unidade industrial no país, os interessados englobam Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.O Estado do Rio de Janeiro quer dar continuidade ao projeto de sediar um dos principais polos da indústria automobilística nacional. O governo estadual fechará 2011 com contratos de cerca de US$ 20 bilhões (R$ 37 bilhões) para receber novas fábricas de diversos setores da economia. Um dos focos é a produção de veículos. O estado já sedia as unidades de PSA Peugeot Citroën e MAN Latin America, localizadas na cidade de Porto Real, região Sul. A Nissan já anunciou uma fábrica de R$ 2,6 bilhões para 2014, sediada em Resende, também no Sul Fluminense.
Já a chinesa JAC Motors, que irá construir sua fábrica de R$ 900 milhões em Camaçari, na Bahia, pode estar interessada em instalar no estado uma segunda linha de montagem no Brasil, para caminhões leves. Fato é que, segundo Julio Bueno, uma das fábricas certamente será implantada em Seropédica, município da Região Metropolitana do Rio. A estratégia é diversificar o polo automotivo do estado, que não ficará concentrada apenas na região Sul. O Rio também quer se tornar menos dependente do petróleo, explorando outras potencialidades de sua economia. As montadoras já sediadas no estado empregam hoje cerca de 15 mil trabalhadores. A meta é chegar aos 100 mil empregos em 10 anos.
A capacidade de produção também sofrerá um salto. De atuais 220 mil veículos anuais, o estado prevê um volume de 900 mil veículos por ano até o fim desta década. A estimativa já inclui investimentos concretos, como o da PSA Peugeot Citroën, que pretende dobrar sua capacidade de produção, chegando aos 300 mil carros por ano em 2015, com investimento total de R$ 3,7 bilhões. A fábrica da Nissan começará produzindo 200 mil veículos, mas planeja duplicar este volume paulatinamente.
Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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