
Prioridade é o aumento da eficiência dos atuais propulsores, mas desenvolvimento de novo Wankel não será interrompido
A Mazda anunciou durante o Salão de Los Angeles que não desistiu dos planos para continuar a produzir motores rotativos. O propulsor que ainda equipa o MX-5 foi virtualmente banido da Europa por não atender às regulamentações da Euro 5, tendo sua comercialização interrompida. A marca chegou a anunciar que o custo para modernização do sistema seria proibitivo, e que um sucessor para o MX-5 poderia ser até mesmo cancelado.
Entretanto, isso não quer dizer que a nova geração dos motores Wankel está próxima de ser lançada, ainda que o projeto transite nos laboratórios da Mazda desde 2007. Agora, o foco da Mazda é aprimorar cada vez mais a eficiência de seus modelos menores, com a tecnologia SkyActiv para propulsores de ciclo Otto. Além disso, uma das metas da marca é reduzir em até 100 kg o peso de cada modelo da gama.Outro problema é o fortalecimento do iene. A alta da moeda japonesa faz com que as margens de lucro sejam esperemidas, causando severos cortes de custos em toda a cadeia produtiva, inclusive no setor de desenvolvimento, e parece empurrar mais para adiante os planos de um novo Wankel. Ao menos, a iniciativa da marca em reafirmar o compromisso com essa pouco usual configuração de motor já deve saciar os ânimos dos entusiastas da marca.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
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