19 de out. de 2011
Como este conceito previu o futuro há 42 anos?
A Holden parece ter voltado no tempo com o Dr. Brown para restaurar seu primeiro conceito, o Hurricane 1969, um carro impressionante não apenas por seu visual estonteante de 42 anos, mas também pelas tecnologias que o equipavam – como câmera de ré e “sistema de orientação de percurso” – mostrando mais uma vez que a divisão australiana da GM estava anos à frente de seu tempo.
Este veículo futurista foi originalmente projetado como um experimento para “estudar as tendências de design, sistemas de propulsão e outros desenvolvimentos a longo prazo”, e foi restaurado 42 anos depois de ser exposto no Salão de Melbourne de 1969.
O Hurricane é um esportivo de dois lugares, com motor central e tração traseira, que trazia equipamentos inovadores e tecnologicamente avançados como instrumentos digitais, rádio com seleção automática de frequência, ar-condicionado automático, câmeras de ré e um buscador automático de rotas. Isso mesmo! Retrovisores com câmeras e um “sistema de rotas” em um carro de 1969!
O navegador pré-GPS, chamado “Pathfinder”, é baseado em um sistema de magnetos embutidos nas intersecções ao longo da malha viária para guiar o motorista pela rota desejada. Um painel instalado no console central informava o motorista quando virar usando setas luminosas e um alerta sonoro. A câmera de ré usava um circuito fechado de televisão com uma câmera instalada no para-choque traseiro, enviando o sinal para uma pequena TV no console central.
Mas as tecnologias inovadoras não ficaram presas dentro do carro. A equipe que projetou e construiu o Hurricane também empregou tecnologias avançadas no trem-de-força. Movido por um V8 experimental de 4,2 litros, ele tinha vários componentes avançados em seu projeto, como os carburadores quádruplos – algo que só equiparia os Holden no final da década de 1970. O resultado foi uma potência de 262 cv, algo espantoso para a época, que assegurava que o Hurricane seria tão rápido quanto suas formas sugerem.
O motor foi o precursor do programa de motores V8 da Holden, que seria instituído no final de 1969 e que durou 30 anos – até o Commodore VT II de 1999.
Muitas destas tecnologias só chegaram às linhas de produção recentemente, mostrando mais uma vez que o braço australiano da GM continua comprovando sua excelência em engenharia e design, seja em muscle cars (o novo Camaro foi projetado e testado na Austrália), picapes pequenas (as utes) ou tecnologias avançadas.
Soube que o projeto de restauração do RD 001 começou em 2006 por iniciativa voluntária de alguns projetistas e engenheiros da Holden. Gostaria de agradecê-los por isso. Este belíssimo conceito estava realmente décadas à frente de seu tempo, e eu sou grato por ter a chance de vê-lo novamente no alto de sua glória e poder contar a história do Hurricane.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário