23 de ago. de 2011

Entrevista: Eustaquio Sirolli e o investimento da Mercedes-Benz em marketing esportivo

Fotos: Divulgação
Entrevista: Eustaquio Sirolli e o investimento da Mercedes-Benz em marketing esportivo
Eustaquio Sirolli, gerente de Marketing da Caminhões Mercedes-Benz, defende a marca em competições de velocidade

Túlio Moreira
Auto Press


Lançar gigantes de mais de sete toneladas no barro e na lama conquistou mais que vitórias para a Caminhões Mercedes-Benz. Trouxe prestígio, tecnologia e uma reputação de desempenho e qualidade. Por trás dessa estratégia, está Eustaquio Sirolli, responsável pela imagem dos modelos desenvolvidos pela marca alemã no Brasil. Funcionário da Mercedes desde 1975, Eustaquio se formou pela tradicional Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e trabalha com o desenvolvimento de produtos desde 1979.
Na divisão de Caminhões desde 1995, o engenheiro também é responsável pela marca em outros países da América Latina. E já participou de marcos importantes da Mercedes, como o lançamento do caminhão leve Accelo, quando foi o responsável por construir a imagem do veículo na imprensa e no mercado brasileiro. Para desenvolver a imagem de um caminhão, o gerente de Marketing percorre o Brasil atrás de novos clientes e de novas maneiras de divulgar os modelos Mercedes-Benz. Foi assim que chegou às competições de velocidade, como a Fórmula Truck e o Rally Internacional dos Sertões, realizado este mês em cinco estados do interior do país, e que servem de vitrine para a marca da estrela.

Por que a Mercedes decidiu investir no Rally dos Sertões?
Em 2002, o departamento de Engenharia de Caminhões fez uma avaliação técnica em nossos modelos e confirmou que os caminhões Mercedes apresentavam as características necessárias para entrar em uma competição desse nível. Decidimos participar do Rally dos Sertões justamente para mostrar ao público nosso potencial. Começamos com o MB 2428 e testamos outros caminhões, como o Accelo 915 C e o LA-1418, até chegarmos ao Atego em 2005.

Desde que começou a participar da competição, a Mercedes conquistou sete títulos em nove participações. Qual é o segredo do sucesso?
A participação da Mercedes é realmente expressiva. Estamos com duas equipes atualmente, chefiadas pelos pilotos Guido Salvini e André Azevedo. É claro que o talento e a perspicácia dos pilotos contam pontos, mas o produto em questão também tem importância fundamental para atingir os resultados. O desempenho do Atego 1725 4X4 no Rally demonstra que ele é um produto campeão também nas estradas.

Quais são as adequações feitas pela Mercedes nos Atego de competição?
A Mercedes é responsável pela suspensão e pelos pneus preparados para o Rally. E também trabalha no aumento de potência do motor, que precisa atingir mais velocidade e também ter um arranque melhor. As outras alterações são feitas por cada equipe e variam de acordo com a preferência e o objetivo do piloto.

A Mercedes atua em outras categorias, como a Fórmula Truck. Como esse tipo de ação agrega valor à marca?
Construir um veículo de alta performance é um desafio, e nós gostamos disso. Participar de competições como essas é mais uma forma de atingirmos o grau de desempenho que queremos. Além disso, as competições são uma questão de visibilidade. Quem acompanha esse tipo de modalidade observa como o modelo se comporta nas mudanças de terreno, como é o desempenho em curvas, a arrancada de velocidade. Então com certeza esse tipo de ação ganha pontos na hora de optar por um determinado segmento.

A participação da Mercedes em competições contribui também para o desenvolvimento de soluções aplicadas em caminhões comerciais?
A Mercedes está no Brasil há mais de 50 anos, então conhecemos nossas estradas e construímos produtos que se adequam às condições brasileiras. Mas o Rally e a Fórmula Truck funcionam como um laboratório a céu aberto. São provas intensas que nos permitem observar o comportamento do motor, da suspensão e de outras partes da mecânica. O nosso histórico no Rally dos Sertões, por exemplo, foi determinante para afinarmos a suspensão da cabine dos nossos produtos mais recentes. Resolvemos testá-la em uma situação extrema, para chegar a novos resultados e soluções para o projeto.

O desempenho dos caminhões Mercedes em competições auxilia em sua imagem?
O Brasil é um grande mercado de caminhões. Nós somos muito dependentes do transporte rodoviário, e por isso existe um grande interesse por veículos pesados. Promover um caminhão em uma disputa de velocidade contribui para mostrar que é um produto que terá grande desempenho também nas rodovias, já que ele se sai muito bem em situações ainda mais extremas.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: