30 de jun. de 2011

Salão do México começa no sábado

País volta a ter mostra automobilística, agora em Guadalajara

Carina Mazarotto, de Guadalajara
Nissan
March será uma das estrelas do Salão do México. Ele desembarca no Brasil em outubro
Começa neste sábado o primeiro Salão Internacional do Automóvel de Guadalajara (SIAG), no México, uma iniciativa da associação dos distribuidores de veículos do estado de Jalisco (AMDA). Desde 2008, ano do estouro da crise, o país não realizava mais um salão do automóvel - até então o salão mexicano era anual e promovido pela associação das montadoras locais na Cidade do México. A proposta do SIAG é ser bienal, sempre intercalando com o Salão do Automóvel de São Paulo, o maior da América Latina. Serão 21 expositores, entre eles a Nissan, líder do mercado mexicano (pouco mais de 22% de participação), Chrysler, Fiat, Ford, Honda, Mazda, Mercedes-Benz, Renault e Peugeot. General Motors, Volkswagen e Toyota não quiseram participar da mostra.

   Divulgação
Sunny será vendido como Versa na América do Norte e também virá para o Brasil, mas somente em 2012
A Nissan apresenta a nova geração do Tiida Sedan (Versa), feito sobre a plataforma do March, que chega ao Brasil no ano que vem com o nome de Sunny. A marca japonesa também fará o lançamento oficial do crossover Juke, que começa a vendido no México ainda neste ano, e tem chances de ser exportado ao Brasil.

Já a Honda mostrará o novo Civic híbrido, e ainda faz suspense sobre a possível aparição do novo CR-V. A japonesa Mazda, primeira a confirmar a participação na mostra, levará os compactos Mazda 2 e 3, que serão produzidos no México e exportados ao Brasil a partir de 2013, além de outros veículos da gama.

Honda
Versão híbrida do novo Civic será lançada na mostra mexicana
A Ford traz o Figo (design parecidíssimo com nosso atual Fiesta hatch), importado da Índia, que aqui no México se chamará Ikon. A estratégia é a mesma utilizada no Brasil: posicionar o carro abaixo do New Fiesta hatch, esse sim já produzido na fábrica mexicana. A Fiat vai reforçar o lançamento do 500 produzido no México, que no Brasil terá motores 1.4 16V gasolina MultiAir e 1.4 8V Evo Flex. Junto dela estará a Alfa Romeo com os modelos MiTo e Giulietta, que já começaram a ser vendidos no país.

  Divulgação
Ford Figo será importado da Índia para o México
Salão estratégico
Já era hora de um país tão estratégico para a indústria automobilística retomar a realização de um evento do gênero. Os acordos bilaterais, o câmbio favorável e custos mais baixos de produção e mão de obra fazem do México um país extremamente atrativo para as montadoras. Estudo divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta semana mostra um exemplo claro: no México o custo da mão de obra é de 2,6 euros por hora, contra 5,3 euros no Brasil. Já o custo de produção de um veículo médio é de US$ 120 no país mexicano, enquanto no Brasil chega a US$ 160.
Mazda/ Divulgação
Mazda 2 será um dos carros fabricados no México. Importação de veículos da marca para o Brasil começa antes

Não é à toa que as grandes marcas já estão instaladas no México há décadas: Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Nissan e Volkswagen. As que não estão, vão chegar. É o caso da Mazda, que acaba de anunciar a construção de uma fábrica em 2013 no país. A Honda, que já produz o CR-V no México, deverá fazer novos anúncios de investimento durante o salão. A BMW também estuda a construção de uma fábrica aqui, e até a Fiat, que nunca vingou no país, tenta voltar novamente por meio da aliança com a Chrysler. No ano passado, o México emplacou 850 mil veículos novos e produziu 2,5 milhões de unidades.

Serviço
Salão Internacional do Automóvel de Guadalajara
Data: 2 a 10 de julho de 2011
Preços: 80 pesos mexicanos (equivalente a R$ 10)
www.siag.mx


Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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