13 de mai. de 2011

Toyota lança Prius Alpha no Japão, mas prevê entrega só para 2012

Modelo para cinco ou sete ocupantes completa família do híbrido. Afetada pelo terremoto, montadora ainda sofre com falta de peças.

toyota prius alpha (Foto: Koji Sasahara/AP)
Prius Alpha em teste drive após o lançamento em Tóquio (Foto: Koji Sasahara/AP)
Europa terá versão sete lugares
Com atraso, a Toyota lançou o novo Prius, também chamado de Prius Alpha, nesta sexta-feira (13) no Japão. O híbrido -carro que combina um motor a combustão com outro elétrico- completa a família Prius, iniciada com o compacto. Mas os consumidores talvez tenham que esperar até abril do ano que vem para receberem a novidade, segundo informação da Associated Press atribuída à própria montadora, uma das mais afetadas pelo terremoto ocorrido no país em março.

Por causa do tremor, o lançamento do novo híbrido foi adiado de abril para este mês e a fabricante ainda sofre com falta de peças e com a redução da produção, não só em suas plantas, mas também na de fornecedores, atrasando a fabricação inclusive das baterias que equipam o motor elétrico.

O modelo, derivado da terceira geração do compacto, terá duas versões: com cinco lugares, que deve começar a ser vendida na América do Norte ainda neste ano, e outra perua, para sete ocupantes, cuja versão de produção em série será apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro próximo, e comercializada na Europa a partir de 2012. Chamada Prius +, ela será o primeiro veículo híbrido à venda no mercado europeu com essa configuração.

O Prius+ terá motor 1.8 litro a gasolina, além do motor elétrico.  A Toyota diz que ele será voltado para famílias "conscientes" e destaca que a perua foi desenvolvida de forma independente e não é apenas uma versão alongada do modelo tradicional.
Ela é 155 milímetros mais comprida que o Prius, 30 mm mais larga e 85 mm mais alta. O entre-eixos também é 80 mm mais longo. O modelo conta ainda com teto solar inédito para modelos da marca japonesa, 40% mais claro. A capacidade de carga é de 200 litros, "mesmo com os sete lugares ocupados", diz a Toyota. Com os bancos da terceira e última fileira rebatidos, chega a 535 l.

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/

Nenhum comentário: