16 de mai. de 2011

Saab anuncia acordo com distribuidora chinesa

Fotos: Divulgação
Saab anuncia acordo com distribuidora chinesa
Depois de várias tentativas, a empresa sueca conseguiu parceria com a Pang Da Automobile para entrar no mercado chinês


A salvação da Saab parece enfim ter aparecido. Depois de tentar, sem sucesso, se alinhas com a Hawtai e a Great Wall, a empresa sueca anunciou que conseguiu chegar a um entendimento com a Pang Da Automobile, companhia de distribuição de automóveis na China.

O acordo entre as duas partes tornará viável a criação de uma joint-venture de distribuição e produção de modelos da Saab no mercado chinês, criando uma empresa subsidiária do construtor sueco no país oriental. A nova marca será 50% da Saab, com as demais ações sendo divididas entre a Pang Da e um parceiro de produção, ainda não divulgado.

A empresa chinesa fará um investimento de 30 milhões de euros para a aquisição dos modelos Saab, além de comprar 24% das ações da Spyker, montadora holandesa que detêm os direitos da marca sueca. A transação está avaliada em 65 milhões de euros, e dará direito a chinesa de nomear um membro para o conselho de Administração e de Supervisão da Spyker.

Com este investimento, a Saab conseguirá permanecer no mercado e pagar o financiamento que fez para evitar a falência. A empresa sueca vinha buscando a parceria com uma chinesa desde as últimas semanas, em uma tentativa desesperada para evitar fechar as portas.

A Pang Da distribui já distribui na China veículos da Volkswagen, Audi, Mazda, Honda e Subaru.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: