27 de mai. de 2011

Qual Comprar? Futuros sedãs médios

Foto: Motor Trend

Por Daniel Messeder
“Procuro um carro automático com no mínimo 3 anos de garantia e um bom estilo.Tenho até R$ 73 mil, e atualmente estou muito interessado no Hyundai Elantra que será lançado em breve. Acho o design do carro muito atraente, sem contar o acabamento da Hyundai que é muito bom. Gostaria de uma opinião sobre o Elantra e de outros veículos que poderiam se tornar opções”Felipe Mantovani
“Gostei do novo Jetta e, como estou em época de trocar de carro, é uma forte opção a considerar. Mas tenho lido as críticas especializadas e a minha opção, 2.0 Comfortline automática, parece não estar agradando. Sempre a mesma observação: pouco motor! Li que a Volks acaba de lançar o Jetta na Argentina, com o nome de Vento e motor 2.5. Minha dúvida é: comprar o 2.0 agora e, dentro de seis meses, chegar a opção 2.5. Daí a versão 2.0 viraria um mico na mão! Qual a possibilidade de isso acontecer? Devo esperar então o Elantra e o Civic?”Sergio Eduardo Stempniewski
“Vi no site uma excelente matéria elogiando bastante o Elantra e o Ford Focus 2012, que pelas informações chegará por aqui em 2013. Sou aficionado pelo Focus, um forte candidato a comprá-lo assim que chegar ao Brasil. Também sou um grande observador da dupla Hyundai/Kia. Ainda não me senti tão seguro assim para arriscar uma compra destas marcas, mas sempre vejo grandes elogios voltados para esta dupla. Qual data, afinal, chega o Focus? E o Elantra?”Adriano Camargos
“O fato de o Cerato não ser flex é um grande complicador comprar um carro assim? O pessoal anda criticando muito o novo modelo do Civic, o que me levou a repensar em comprá-lo. Você fez uma série de considerações sobre o Corolla. Assim, estou em dúvida em qual desses carros comprar”Eilson Santos da Silva
“Estou na duvida entre o Elantra, novo Civic ou Corolla. Qual é o melhor? Qual terá o melhor preço em revenda? Devo esperar o Elantra ou Civic, ou compro logo o Corolla?”Adalberto Bina


Para responder às perguntas de hoje, vou recorrer à ajuda dos nossos parceiros da revista norte-americana Motor Trend. Isso porque eles acabaram de publicar um comparativo entre sedãs médios que reuniu as novidades (Hyundai Elantra, Honda Civic, Ford Focus, VW Jetta e Chevrolet Cruze) contra os já estabelecidos Mazda 3 (não vendido aqui), Kia Forte (Cerato no Brasil) e Toyota Corolla. Veja aqui.
O resultado não chegou a me surpreender, pelo que já vi do carro (parado, ainda não o dirigi): Elantra em primeiro lugar, seguido pelo Civic. Sinal de que a espera pelos dois pode valer a pena. Já tem concessionária da Hyundai em São Paulo aceitando encomenda (a partir de R$ 68.700), enquanto a CAOA ainda não confirma os valores e diz que as primeiras unidades chegarão no final de julho. Pena que o motor flex não ficará pronto a tempo, e o Elantra será lançado com motor 1.8 16V de 150 cv somente a gasolina.
Segundo a publicação, o Elantra vence pelo equilíbrio (ficou na média nas provas dinâmicas) e custo-benefício, já que vem mais equipado por um preço similar aos dos rivais. Destaque para o conforto ao rodar, o interior bem-acabado e a dirigibilidade que combina a leveza dos japoneses com o conforto de carro grande do Jetta e do Cruze. Sem falar no belíssimo estilo.
O Civic se revelou um carro superior em tudo ao antecessor, menos em design. Na avaliação da revista, o Honda ficou mais rápido, leve, silencioso, seguro e espaçoso do que antes. Ou seja, para quem já gosta do modelo atual, será um upgrade. O problema é que a Honda do Brasil acaba de atrasar o lançamento do carro. Antes previsto para outubro, agora deverá ficar para fevereiro de 2012, de acordo com uma fonte ligada à marca. Tudo por conta dos problemas com o fornecimento de peças da matriz, afetada pelos terremotos.
A surpresa negativa ficou por conta do novo Focus (5o lugar), mas pelo que dá a entender a reportagem ele perdeu mais pelo preço elevado e por ser uma versão esportiva (com suspensão mais firme e rodas aro 18), do que pela falta de virtudes. Quando chegar ao Brasil (em 2013, vindo da Argentina), tende a ser um forte concorrente.
Já a posição do Jetta (4o lugar) não pode ser totalmente levada em consideração para nosso mercado, pois foi testada uma versão TDI, com motor a diesel. De qualquer forma, respondendo a pergunta do leitor, o novo Jetta não terá o motor 2.5 no Brasil – apenas o razoável 2.0 8V e o canhão (mas caro) 2.0 16V TSI. O Cruze (6o lugar) me parece uma boa opção aos modelos já existentes, mas com pouca força para enfrentar os novatos. O Cerato em penúltimo e o Corolla em último refletem que as novidades trouxeram um novo patamar para o segmento. Mas creio que o Cerato ainda tem potencial para crescer em vendas no Brasil quando chegar a versão flex (prevista para o final do ano) – basta ver o sucesso do Soul flex.
Em resumo, vale esperar. Principalmente pelo Elantra, que chega logo. Mas é preciso considerar que o pacote de equipamentos e o posicionamento de mercado (leia-se preço) escolhido pelas marcas no Brasil podem influenciar de forma definitiva no resultado final.

Fonte: blogdaautoesporte
Disponível no(a):http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/

Nenhum comentário: