11 de mai. de 2011

Primeiras impressões: Renault Sandero 2012

Líder de vendas da marca francesa foi esteticamente aprimorado. Conjunto mecânico permanece o mesmo, mas revisão está mais barata.

Priscila Dal Poggetto , em Florianópolis (SC) - A jornalista viajou a convite da Renault do Brasil
Renault Sandero ganhou nova identidade frontal (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Renault Sandero está com cara nova e mais barato
(Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
A principal estratégia da Renault para aumentar a participação no mercado brasileiro dos atuais 5% para 8% até 2016 se resume no hatch Sandero. O modelo mais vendido pela marca francesa no Brasil entra na linha 2012 com novo visual, acabamento interno aprimorado e mais dois itens funcionais de série. Tudo por preços que variam de R$ 28,7 mil (versão Authentique 1.0 16V) a R$ 42,6 mil (R$ 42,6 mil, a topo de linha e com apliques de off-road Stepway 1.6 16V) — valores cerca de R$ 3 mil mais baratos do que a linha anterior.

Outro apelo para atrair novos clientes é o pacote de revisões. Com proposta à chinesa, as três revisões para o modelo em três anos de garantia custam ao todo R$ 851. No cálculo destacado pela Renault isso significa R$ 0,77 ao dia. Bem menos do que a concorrência, que conta com seis revisões.
Concorrentes Renault Sandero (Foto: Editoria de Arte/G1)
Todo o esforço de melhorar a qualidade ao mesmo tempo em que se reduz custo é visto como fundamental para a Renault na manutenção de sua fórmula de sucesso — que começa a ser copiada, inclusive, por concorrentes como a chinesa JAC Motors. Isso porque o Sandero representa ao menos 40% das vendas da marca francesa no país. A expectativa da montadora é que somente neste ano sejam vendidas 80 mil unidades do modelo. A meta da Renault é comercializar o total de 200 mil unidades no mercado brasileiro neste ano.
As novas linhas do Sandero foram inspiradas nos conceitos Sand’Up e Stepway Concept, apresentados no Salão de São Paulo de 2008 e de 2010, respectivamente. A principal mudança foi a da parte frontal, nitidamente alterada. Apesar das linhas mais fluidas, o carro não ficou com aspecto feminino, como o visto no Stepway Concept. Pelo contrário, conseguiu equilibrar o visual para os dois públicos.
Renault Sandero ganhou nova identidade frontal (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Renault Sandero ganhou nova identidade frontal (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
O G1 conferiu a linha 2012, durante o lançamento oficial do carro em Florianópolis (SC) nesta terça-feira (10). À primeira vista, o que chama mesmo a atenção são as linhas frontais. Os novos faróis, grade e para-choques acompanham a tendência lançada pelo sedã Fluence, que faz parte da nova identidade da marca em todo o mundo. A opção de apelo aventureiro Stepway ganhou pára-choques maiores e máscaras negras nos faróis e lanternas.
Já a traseira vem com lanternas diferenciadas e um detalhe que faz chama a atenção na hora de distinguir a linha 2011 da 2012: a identificação do modelo foi colocada no centro da tampa do porta-malas.
Também mais agradável está o interior do carro. O que mais chama a atenção é a melhora da qualidade do plástico usado em todo o painel, portas e console central. Saídas de ar e manopla de câmbio, por exemplo, têm detalhes que imitam o cromado. As portas vêm com revestimento em tecido também de melhor qualidade. Os bancos ganharam texturização, o que deu um ar mais despojado ao modelo. Sem dúvida, um detalhe de capricho no acabamento.
Detalhes internos dos Renault Sandero 2012 (Foto: Divulgação/Priscila Dal Poggetto/G1)
Detalhes internos dos Renault Sandero 2012 (Foto: Divulgação/Priscila Dal Poggetto/G1)
O painel embora tenha sido redesenhado ainda conta com grafismos que empobrecem o conjunto. Melhor seria se a Renault tivesse optado por um painel digital, mesmo que simples, como no caso do chinês Chery QQ.
Fora a parte estética, dois novos itens de série são muito bem-vindos no Sandero: abertura da tampa de combustível por alavanca e indicador do nível do tanque de gasolina para a partida a frio no painel do carro. Para quem optar por vidros elétricos, a boa notícia é que os comandos foram para as portas, o que é muito mais prático. Antes, todos os comandos se agrupavam no console central, o que incomodava bastante o motorista.
O carro também tem disponível agora um novo sistema de som que incorpora novas funções como entrada USB/iPod, leitura de MP3, WMA e WMV e Bluetooth.
Sandero 2012 tem novas lanternas (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Sandero 2012 tem novas lanternas
(Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Ao dirigir
Ao volante, o Sandero é praticamente o mesmo. Como nada na parte mecânica foi alterada, o que se tem de novidade é o maior conforto interno consequente das mudanças no acabamento, especialmente os tecidos dos bancos.
Fora isso, o carro continua a ser o bom e velho Sandero, uma das melhores opções da categoria ao considerar o custo-benefício do carro. Aliás, é muito difícil achar um modelo no mercado nacional que deixe tão clara a sua proposta de barato, porém funcional e bem acabado para o nível de preço.
Assim, o motor 1.0 continua com bom fôlego na cidade e falta dele nas estradas, compensado pela versão 1.6 que é bem “espertinha”, porém mais cara. O câmbio tem engates suaves e precisos o que, além do conforto, ajuda na confiança ao volante. A posição de dirigir também é muito agradável, com destaque para a visibilidade. O novo acabamento permitiu ainda um Sandero mais silencioso.
De forma geral, a nova fórmula da Renault foi acertada e veio em boa hora. O que talvez não seja nada animador para quem acabou de comprar um Sandero 2011 sem saber que a linha 2012 chegaria aperfeiçoada e, ainda por cima, por preços menores. Obviamente, nenhum concessionário com estoque cheio iria alertar o cliente que a repaginação do modelo estava a caminho. Para compensar a decepção, a Renault afirma que o cliente que ainda preferir a versão antiga terá vantagens nos preços. Isso se for comprar agora. Mas para quem já comprou, fica o novo pacote de revisões, mais barato.
O 'aventureiro' Sandero Stepway da linha 2012 (Foto: Divulgação)
O 'aventureiro' Sandero Stepway da linha 2012 (Foto: Divulgação)

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

Nenhum comentário: