9 de mai. de 2011

Pratyko, o veículo brasileiro para cadeirantes

Acessibilidade adequada nas ruas, prédios e transportes públicos adaptados para portadores de necessidades especiais, ainda são itens secundários no Brasil.

Enquanto em diversos países o acesso a locais e transportes para portadores de necessidades são satisfatórios, aqui no Brasil há Regiões Metropolitanas que se quer existem os acessos especiais.

E por causa das dificuldades encontradas nas ruas foi que surgiu o Pratyko, projeto brasileiro que desenvolveu um veículo destinado ao transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Diferente de outras soluções, o Pratyko é o veículo em que o próprio portador da necessidade é o condutor.

Não possui banco e o acesso é feito por trás do veículo com o auxílio de um elevador acionado por controle remoto, a própria cadeira de rodas é utilizada para acomodar o condutor.

O portador da necessidade tem total liberdade de acesso ao veículos já que não é preciso o auxílio de terceiros.

Veja alguns dados e especificações técnicas do Pratyko que está a procura de investidores para produção em grande escala.(Fonte: Pratyko)

O PRATYKO foi construído com chassi exclusivo, pensado para acomodar o cadeirante com total conforto e segurança, a suspenção é baseada em peças de produção, tornando simples a reposição das mesmas a um custo reduzido, visto que são produzidas em grande escala.
Demais componentes mecânicos são ítens de produção, sendo assim o custo de reposição é reduzido.

O Motor utilizado no PRATYKO é monocilindrico com 250cc e conta com sistema de injeção eletônica de combustível, o que lhe garante partidas rápidas e sem necessidade de regulagens. A partida elétrica faz parte do conjunto. O veículo estará equipado com câmbio semi-automático de acionamento junto ao volante, bem como os comandos de aceleração e frenagem.

Equipado com sensores de estacionamento na traseira e na dianteira, o PRATYKO torna simples a tarefa de estacionar. O elevador elétrico facilita muito a entrada e saída do cadeirante do veículo, sem nenhum esforço devido o elevador descer até o nível da rua ou da calçada, conforme a necessidade do condutor. O acionamento pode ser feito por um controle interno ou por controle remoto, que aciona a tampa e o elevador.








Veja mais detalhes do projeto no site do Pratyko.
Link: http://www.pratyko.com.br/

Fonte:
Disponível no(a):http://falatorioautomotivo.blogspot.com/

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