Com o novo modelo, marca francesa inicia sua nova era de design mundial
Peugeot 508 sedã, o substituto do 607 e que chega ao Brasil no fim do ano que vem para brigar com VW Passat e companhia |
Repare como os traços correm suavemente do capô até a traseira, dando uma impressão fluida ao visual do sedã. A grade ganha formato de trapézio, enquanto os faróis, menores, ampliam a superfície do capô. O “olhar” discreto do 508 causa certo estranhamento inicial – dá a sensação de que os faróis ficaram desproporcionais ao tamanho da dianteira. Mas o design está mesmo mais limpo, moderno. Só a traseira ainda tem um “quê” de careta. As lanternas compensam: há três filetes vermelhos de led na diagonal que imitam as garras de um leão, símbolo da marca.
A versão para o Brasil não foi definida, mas espere pelo motor 1,6 turbo de 200 cavalos que equipa atualmente o RCZ |
À frente do volante, uma novidade: o head up display, que mostra velocímetro e informações do GPS, agora traz as informações em cores. Os bancos, com regulagem elétrica, misturam tecido e couro, material que se estende ao painel, de textura agradável. Tudo impecável. A tela central touch screen de 7 polegadas, em posição elevada no centro do painel, facilita a visualização.
Leão está na ponta do capô e nome da marca aparece discretamente na grade frontal |
Na Europa, o 508 é oferecido com três opções de motores a gasolina e cinco a diesel, com potências que variam de 112 cv a 204 cv. Segundo a Peugeot, os modelos a diesel correspondem a 90% das vendas. Para o Brasil é esperado o motor franco-alemão 1.6 turbo a gasolina, desenvolvido em parceria com a BMW. O propulsor tem duas versões: de 156 cv (que equipa o 3008) e 200 cv (do RCZ). A Peugeot ainda não definiu qual dos dois virá ao Brasil, mas como o 408 vai ganhar o 1.6 de 156 cv em breve, vale especular que o 508 terá a unidade mais potente.
Tela de LCD em posição elevada facilita a leitura e tem duas funções controladas por botões no console central |
Os passageiros do banco de trás podem controlar a temperatura do ar-condicionado digital com comandos individuais |
A eficiência do conjunto também está ligada às melhorias na aerodinâmica. Apesar de ser dez centímetros maior que o 407 (o 508 tem 4,79 m de comprimento), o novo sedã da Peugeot está 25 kg mais leve. E mesmo sendo menor que o 607 (lembra dele?), o 508 tem entre-eixos maior que os dois. Pois é. O 508 é a fórmula “dois em um” da Peugeot para aposentar os dois antigos sedãs, que tiveram volumes modestos de venda no Brasil. Na prática, foi uma equação muito bem resolvida: a Peugeot tem agora um sedã de luxo mais refinado, espaçoso e eficiente.
Botão de partida e freio de estacionamento que dispensa a tradicional alavanca entre os bancos dianteiros e economiza espaço |
*Viagem a convite da Peugeot
O visual arrojado do sedã é um dos pontops fortes do carro que vem para brigar com o novo Azera, Passat, entre outros |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
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