Versão manual é bem melhor que a automática, mas perde para os rivais de seis velocidades
Daniel Messeder // Fotos: Fabio Aro
Peugeot 408: versão mais simples com câmbio manual de cinco marchas mostra mais agilidade na pista que a automática de quatro |
Pego então o 408 manual, de cinco marchas, certo de que vou encontrar a melhor forma de aproveitar os 151 cv e 22 kgfm do propulsor. Sim, o desempenho é melhor. A arrancada de 0 a 100 km/h baixou de 12 segundos do modelo automático para 10,9 s. Mas, de novo, o leão é engolido pelos rivais: o novo Corolla 1.8 16V (144 cv) gasta 10,3 na mesma prova, enquanto o Fluence 2.0 16V (143 cv) crava 10 s. O segredo deles? Uma marcha a mais, seis no total.
Visual da traseira melhorou bastante em relação ao 307 Sedan. Para-choque inclui saídas falsas de escapamento |
Interior tem boa ergonomia e apelo esportivo, mas alguns componentes ainda são do 307, com as alavancas na coluna de direção |
Por fim, as rodas dessa versão Allure, aro 16, não compõem tão bem o visual quanto as de 17 polegadas do modelo topo de linha, mas deixam o carro um pouco mais suave nos buracos. Ainda assim, longe de Corolla e Fluence. O 408 se diferencia pela calibragem firme da direção e da suspensão, boa para quem prefere uma condução mais animada. Faltou, mesmo, só a sexta marcha... Confira abaixo, os números de testes do modelo.
Peugeot 408 Allure | |
Aceleração | |
0-100 km/h | 10,9 s |
0-400 m | 17,6 s |
0-1000 m | 31,9 s |
Velocidade a 1.000 m | 167,5 km/h |
Retomada de velocidade | |
40-80 km/h (3a) | 6,6 s › 109,5 m |
60-100 km/h (4a) | 8,7 s › 194,3 m |
80-120 km/h (5a) | 12,8 s › 358,2 m |
Frenagem (com ABS) | |
100 km/h | 42,9 m |
80 km/h | 27,4 m |
60 km/h | 15,5 m |
Consumo | |
Urbano | 6,6 km/l |
Rodoviário | 9,9 km/l |
Ruído interno | |
Em macha lenta | 40,2 dB |
40 km/h | 53,1 dB |
80 km/h | 61,2 dB |
120 km/h | 66,9 dB |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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