20 de mai. de 2011

MG Motors estreia oficialmente no Brasil com cinco modelos

Empresário fala ao G1 sobre a marca de luxo com preços 'acessíveis'. MG550, MG6, MG3, MG350 e MG750 foram confirmados.

Priscila Dal Poggetto 
MG550 será o primeiro modelo a ser lançado no mercado brasileiro (Foto: Divulgação)
MG550 será o primeiro modelo a ser lançado no
mercado brasileiro (Foto: Divulgação)
Grande volume e preços "acessíveis” será a combinação utilizada pela marca de luxo inglesa MG Motors (Morris Garages) para lucrar no mercado brasileiro. Em entrevista exclusiva ao G1, o presidente da MG Motors do Brasil e do grupo Forest Trade, Juarez de Souza, afirma que a margem de lucro dos produtos foi reduzida para os cinco modelos que chegam ao país neste ano se encontrarem em uma faixa de preço diferenciada dentro do mercado de luxo brasileiro. Dessa forma, o objetivo é desbancar marcas como Audi e BMW e, ao mesmo tempo, atrair novos consumidores para o segmento.

Souza não revelou o preço de todos os modelos, mas adiantou que o sedã MG550 será lançado por R$ 94.789. O modelo estreia no dia 8 de junho, juntamente com a primeira concessionária em São Paulo e o modelo MG6, um GT derivado do 550. Até setembro, o carro estará disponível no país. No Reino Unido, o modelo sai por preços entre £ 15.495 (R$ 40,3 mil) e £ 18.995 (R$ 49,5 mil).
“Qual carro de luxo é vendido no Brasil por este preço?”, questiona Souza, ao considerar impostos, logística e a alíquota de importação de 35% embutidos nos valores dos modelos. Ele também coloca na conta a tradição da empresa, fundada em 1924. Para quem questionar o preço do 550 como "mais caro" em relação ao Ford Fusion e ao Hyundai Azera, por exemplo, o empresário afirma que os carros da MG não teme esses concorrentes por causa do “alto nível tecnológico”. Assim, ele disputaria espaço mesmo com os modelos Audi A4, BMW 320 e o Mercedes-Benz C-180.
Na mesma lógica, em agosto, chega o modelo 350. Segundo o presidente da marca, estudos com base na cotação atual do dólar apontam para um preço previsto em R$ 68,8 mil. Já o carrinho que irá concorrer com o Mini Cooper, o MG3, vem no final de outubro com valor estimado em R$ 58,8 mil. O último lançamento do ano será o MG750, modelo que a britânica usa na linha de frente contra a também britânica Jaguar. O carro estará nas lojas em dezembro.
MG 550 (Foto: Divulgação)
Marca de luxo concorre com Audi, BMW e Mercedes-Benz (Foto: Divulgação)
A expectativa de vendas no Brasil para este ano é de 1.500 unidades. Meta considerada tímida por Souza, mas dentro da serenidade inglesa. “A marca vem bem devagar, não tem pressa. Os ingleses não estão com pressa”, reforça o empresário. Segundo ele, os investimentos se concentram no futuro, para a marca conseguir o volume de vendas esperado para chegar à lucratividade.
A marca vem devagar, mas o grupo Forest Trade teve um ano para correr atrás de interessados na rede de concessionárias, da adaptação dos carros às condições brasileiras (eles rodam com mistura de até 40% de álcool na gasolina) e de parcerias com seguradoras para conseguir preços competitivos. De acordo com o empresário, o seguro do MG 550, por exemplo, sairá por R$ 2.760. “Ainda não tenho fechado o valor total do investimento, mas foi bastante”, afirma.
MG6 (Foto: Divulgação)
MG6 está entre os primeiro lançamentos no país (Foto: Divulgação)
Faz um ano que o grupo Forest Trade bateu o martelo com a chinesa Saic - que detém a MG Motors desde 2005 — para iniciar as operações da marca inglesa no Brasil. Mas a carta de intenções do grupo para trazer a marca foi enviada à empresa em 1999. “Fazíamos a importação de forma independente e gostamos muito da MG. Retomamos as negociações agora. Com capital, os ingleses nos procuraram”, comenta Souza. “A MG teve um crescimento muito bom nos últimos dois anos e possui hoje a fábrica mais moderna do mundo”, diz.
Até 2012, a meta é que a rede de concessionárias chegue a 22 lojas. A primeira será em São Paulo, seguida dos pontos de vendas em Curtiba, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória etc. O objetivo é estar, pelo menos, em todas as capitais.
Mais sobre os modelos
Carros repletos de tecnologia e itens de segurança é o slogan da MG no Brasil. De acordo com o presidente da marca no país, o MG550 obteve pontuação máxima em testes de impactos da EuroNCAP. E será essa a tecla que o marketing da empresa apertará constantemente ao destacar que os carros têm cinco anos de garantia. Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles.
MG 550 (Foto: Divulgação)
MG 550 (Foto: Divulgação) MG550 Turbo

MG550 Turbo
O sedã é equipado com motor 1.8 turbo 16V de quatro cilindros, que desenvolve 170 cv de potência máxima e 21,9 kgfm de torque. Com tração dianteira, o câmbio é automático de cinco velocidades e tem comando tiptronic. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.
Sobre os itens de segurança, o modelo é equipado com seis airbags (frontais, laterais e cortinas), discos de freio ventilados com sistema de auto-limpeza, sistemas de freios e de estabilidade ABS, EBD, EBA, BAS, BDC, SCS, CBC, MSR e VSC, monitoramento de pressão dos pneus, sensores crepuscular e de chuva, entre outros.
Como itens de conforto, o carro conta com ar-condicionado digital dual-zone, bluetooth, bancos em couro, teto solar, sensor de estacionamento com câmera, sistema multimídia, DVD GPS, oito alto-falantes, USB etc.
MG6 Turbo
O “fastback” MG6 é o novo modelo da montadora britânica, após 16 anos sem um carro totalmente novo. Baseado no 550, ele tem a mesma motorização e, praticamente, os mesmos itens de série. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 193 km/h.
MG6 (Foto: Divulgação)
MG6 (Foto: Divulgação)

MG350 (Foto: Divulgação)
MG350 (Foto: Divulgação)

MG350
O sedã de porte menor em relação ao 550 tem motor 1.5 16V, transmissão automática e oferece com exclusividade mundial o sistema operacional Android. Desenvolvido pela Google, ele possibilita navegar pela internet e acessar outras funções interativas online.
O carro também tem teto solar, seis airbags e outros itens de conforto e segurança. De acordo com a fabricante, o consumo médio é de 15 km/l.
MG3 (Foto: Divulgação)
MG3 (Foto: Divulgação)
MG3
A primeira versão do modelo foi criada  em 1980 anos para concorrer com os compactos da Mini. Com visual novo, o carro conta agora com motor 1.5 de 108 cavalos de potência e 11,6 kgfm de torque. A transmissão é manual de cinco marchas. Internamente, o modelo foi desenhado com a ajuda da Apple.
MG750
O sedã de luxo que virou símbolo da disputa de mercado entre a MG Motors e a Jaguar vem equipado com motor 1.8 turbo de 170 cavalos e transmissão automática. Todos itens de série do 550 estão presentes no carro, mais sistema multimídia com três telas de LCD, controle no banco traseiro e acabamento interno em couro e madeira.
MG750 (Foto: Divulgação)
MG750 (Foto: Divulgação)
Fonte:G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/

Nenhum comentário: