30 de mai. de 2011

Loeb/Elena vencem Rali da Argentina



É a sexta vitória da Citroën na temporada de 2011

Texto e Foto: Imprensa Citroën

Seis vitórias em sete provas. A Citroën deu continuidade à saga vitoriosa na temporada 2011 do Campeonato Mundial de Rali (WRC) com o triunfo de Sébastien Loeb/Daniel Elena no Rali da Argentina. Uma vitória dramática, obtida mesmo com o acréscimo de um minuto de punição em seu tempo final – e depois do erro que tirou da outra dupla da Citroën, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, um primeiro lugar que parecia certo até o último dia. O Rali da Argentina permaneceu indefinido até o último minuto. Loeb/Elena, por sua vez, receberam um minuto de punição ainda no primeiro dia, por ignorar um posto de controle no estágio 4. O domínio inicial foi dos finlandeses Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila, líderes nos dois primeiros dias, mas eles se atrasaram ao sofrer um acidente no estágio 14, realizado no segundo dia de rali. A liderança passou para Ogier/Ingrassia, seguidos pelo Citroën DS3 particular da dupla Petter Solberg/Christian Patterson. Uma pane no sistema da direção hidráulica fez Solberg/Patterson perderem rendimento e caírem de posição.

Com isso, o último dia do rali começou com Ogier/Ingrassia liderando no tempo acumulado, seguidos por Loeb/Elena – que empreenderam uma recuperação sensacional depois de cair para quinto por causa da punição – e por Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen. A liderança de Ogier/Ingrassia não resistiu ao primeiro estágio do dia: uma capotagem provocou danos na direção hidráulica e fez a dupla ter que andar em um ritmo abaixo de suas possibilidades. Eles ainda chegaram ao Power Stage (o estágio final do rali, que dá pontos extras aos três primeiros colocados) com 3s03 de vantagem sobre Loeb/Elena, mas não tiveram qualquer possibilidade de fazer mais do que tentar chegar ao final do rali. No tempo acumulado, Ogier/Ingrassia terminaram em terceiro lugar. As diferenças entre os três primeiros colocados dão a medida exata do final eletrizante do rali. Loeb/Elena terminaram 2.4 segundos à frente de Hirvonen/Lehtinen e 7.3 à frente de Ogier/Ingrassia. Solberg/Patterson ficaram logo atrás, em quarto.


No final do rali, Loeb vibrava com a vitória. “Não achei que seria possível vencer depois de receber a punição”, admitia. “No estágio final, havia neblina e os primeiros tempos não foram promissores. Mas acelerei fundo, consegui ficar à frente de Hirvonen e, no final, acabamos em primeiro lugar.” Loeb também dirigiu algumas palavras a Ogier, que perdeu a vitória no último estágio do rali: “Sei perfeitamente o que ele deve estar sentindo. Já cometi erros similares. É frustrante e desapontador, mas acontece. Pelo menos ele conseguiu levar o carro até o final e isso é importante para a equipe”.


Ogier, por sua vez, não recorreu a subterfúgios para explicar o que aconteceu. “Foi um erro estúpido”, sintetizava. “Tudo o que precisávamos fazer era levar o carro até o final e vencer. Depois da capotagem, pudemos continuar, mas o carro estava danificado. Ficamos sem direção hidráulica e o pára-brisa estava quebrado. Sem direção hidráulica, o volante ficou inacreditavelmente difícil de manejar. Não havia como lutar pela vitória. Estou realmente desapontado”, lamentou.

Rali da Argentina – 26 a 29 de maio de 2011

1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 4h03:56.9
2) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 2.4
3) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 7.3
4) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 32.6
5) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 5:16.8
6) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, a 6:48.5
7) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Mikka Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 11:34.5
8) Mattew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 13:32.7
9) Hayden Paddon (Nova Zelândia)/John Kennard (Nova Zelândia), Subaru Impreza, a 25:43.8
10) Patrik Flodin (Suécia)/Maria Andersson (Suécia), Subaru Impreza, a 33:34.1

Fonte: alphaautos
Disponível no(a):http://www.alphaautos.com.br/

Nenhum comentário: