13 de mai. de 2011

Great Wall Voleex C30 é testado no Uruguai

Fotos: Luis Piedra Cueva
Great Wall Voleex C30 é testado no Uruguai

Conforto e segurança que fazem os mitos de má qualidade chinesa ficarem para trás

Luis Piedra Cueva



A indústria automobilística chinesa não tem mais a fama que gerou desconfiança entre os consumidores em um passado recente. Isto porque, entre outras razões, um mercado que vende cerca de 18 milhões de carros novos ao ano é muito tentador para qualquer fabricante. E é por este motivo que o governo chinês, estrategicamente, impõe algumas condições para permitir a entrada destas empresas. Como a associação com marcas locais para poder produzir veículos. As tecnologias avançadas e os materiais de qualidade garantem então um alto nível de qualidade no produto final.


O C30 Voleex, da marca Great Wall, é um exemplo desta boa qualidade dos produtos chineses. O carro é um sedan de bom tamanho, com 4,45 metros de comprimento, 1,70 m de largura e 1,48 m de altura. A distância entre eixos é de 2,61 metros.

A primeira impressão visual é de um bom carro, sóbrio, de linhas elegantes e um toque esportivo com suas rodas de liga leve aro 15. Nas laterais estão um par de molduras delicadas que acompanham harmonicamente as linhas da carroceria. As portas têm bom tamanho e são amplas tanto para os lugares da frente como para trás, e parecem fortes e precisas quando fechadas.

Nos espelhos retrovisores, também estão as sinalizações de seta, como se encaminham as tendências de design mais atuais.

O interior também é impressionante. Os tons claros contribuem para um ambiente aconchegante e caloroso. Isto através de uma combinação com uma parte escura do painel, além das bordas superiores das portas. A unidade testada também tinha capas protetoras para os assentos. No painel central e nos instrumentos há tons prateados, que junto com os detalhes cromados atribuem elegância ao modelo. A única ressalva fica por conta do visor digital do rádio, que possuí números excessivamente grandes e indelicados.

Todo o espaço interno é bastante amplo e confortável, especialmente na parte traseira, onde o piso totalmente plano contribui muito para o espaço. Isto se deve à ausência do console central. Além disso, a altura do teto é adequada mesmo para pessoas de altura superior, que não precisam se incomodar em encostar a cabeça no teto. Os acabamentos também são de boa qualidade, com encaixes perfeitos entre as partes.

Para dar a partida, é necessário pisar no freio. E o som que se escuta é algo suave, até mesmo sob regime mais intenso, o que leva a crer que o isolamento acústico é de primeira. Até dá para ouvir o ronco do motor, mas nada que incomode, pelo contrário, é até agradável.

Todos os comandos são firmes e precisos, além de estarem ao alcance das mãos. O volante um pouco reduzido também ajuda a obter um nível de conforto na condução muito agradável, associado ainda a precisão do câmbio e dos pedais.

O motor 1.5 responde dentro do previsto, com um torque de 14,07 kgfm disponível a 4.200 rpm, o que indica uma boa reação dentro de um regime relativamente baixo. Sua performance não é de grande esportividade, mas ainda assim, sua potencia de 103 cv é sentida quando se pisa mais fundo no acelerador e chega-se a 5.000 rpm. Cabe dizer que este motor tem duplo comando no cabeçote e tecnologia VVT, que obedece aos padrões de emissões da Europa.

Mesmo em alta velocidade, o modelo se mantém firme no asfalto. Sua suspensão é bem desenvolvida, pois não sai nas curvas e reduz os impactos das ruas irregulares.

Para dirigir a noite, é possível encontrar um conjunto de iluminação adequado. Instrumentação legível a partir de um fundo branco luminoso, com ponteiros em vermelho. Os demais comandos também estão bem sinalizados pela iluminação suave, criando um ar agradável para os passeios noturnos. Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras, também assegurando um conjunto poderoso, onde pode se ver e ser visto sem grandes problemas.

Entre seus itens de série, o C30 Voleex vem com dois airbags, ar condicionado, vidro elétrico e espelhos retráteis, trava automática, faróis de neblina além de freios ABS com EBD.

A sensação de dirigir este carro é algo extremamente agradável. Ele é calmo, dócil e passa muita segurança. Nos trechos urbanos, o veículo é ágil quando necessário e tem bom desempenho em baixas rotações do motor. Na estrada impõe ritmo confortável até os 120 km/h, onde as rotações ficam abaixo dos 4.000 rpm. Mas ele é capaz de ultrapassar outros veículos facilmente, e com baixos níveis de ruído.

A posição de dirigir é correta. Os assentos são elegantes e firmes. Deste modo se ajustam confortavelmente ao corpo. Graças aos ajustes e regulagens do volante, é fácil encontrar uma boa posição para dirigir. Sem contar o fácil acesso ao carro, devido a sua altura, além de um espaço interno adequado para cinco pessoas, e o porta malas espaçoso de 510 litros.

Definitivamente, o Voleex C30 é uma surpresa agradável. Sem dúvida, já está na hora de acabar com o preconceito com a indústria da China. Este é um carro que tem alto nível de qualidade e é capaz de fornecer bastante conforto, prazer e confiança para quem dirige. Um bom carro, que confirma o motivo da recente aceitação do mercado aos veículos asiáticos.








Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: