E vem aí a Fórmula Elétrica. Ou quase isso. Na verdade a ideia começa com o Formulec EF01, um protótipo de carro de corrida de apenas um assento – nos moldes da F1 -, mas com a distinta característica de ser movido por eletricidade.
O monoposto foi desenvolvido pela africana Formulec, em parceria com a Segura Technologies e patrocínio da francesa FCI. Graças ao uso de um sistema de conectores de alta-performance, seu peso é bem inferior aos dos demais elétricos. Com isso, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos e tem velocidade máxima de 241 km/h. Nada mal.
A ousadia vem na criação de uma nova categoria exclusiva para esse veículo. Seria a primeira competição de monopostos elétricos do mundo. O projeto prevê que a Série Mundial Formulec aconteça já em 2012, com 10 etapas anuais compostas de provas apenas para os modelos. O sonho é de, até 2014, envolver pilotos e montadoras de alto nível em pistas por todo o mundo.
Enquanto a Fórmula 1 usa eletricidade só no Kers, os engenheiros africanos correram por fora. E até agora, nada de envolvimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nos planos. Será que vinga?
Alberto Cataldi
Fonte: blogdaautoesporte
Disponível no(a):http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/
Nenhum comentário:
Postar um comentário