29 de mai. de 2011

C88 Weissach: o conceito de sedã popular feito pela Porsche e esquecido no tempo



Quando pensamos em Porsche, a primeira imagem é a de esportivos de alta performance tradicionais, com motor e tração traseira, nascidos da exigente busca pela perfeição dos alemães. Se o Cayenne e o Panamera transtornaram essa imagem clássica, o que dizer sobre um sedã compacto criado pela marca de Stuttgart?


Não, não se trada de especulação. É real – quer dizer, foi. Em apenas 4 meses os engenheiros do centro de desenvolvimento da Porsche em Weissach desenvolveram um sedã compacto de qualidade, em resposta ao convite do governo chinês para as fabricantes ocidentais entrarem na China. O objetivo seria atender aos anseios de uma humilde família local. Era praticamente um Renault Logan!

O modelo foi batizado de Porsche C88 Weissach, “C” de China e 88 o número da sorte para os chineses. Sob a forma de conceito, ele foi revelado ao mundo no Salão de Pequim de 1994. Esse patinho feio que facilmente conseguimos imaginar rodando no Brasil seria equipado com um motor 1.1 litro de 68 cavalos de potência, que o faria atingir a máxima de 165km/h. Com bastante boa-vontade e algum alterador de consciência, conseguimos distinguir traços da família Porsche/Fusca nas lanternas traseiras.

A Porsche tinha intenções de produzi-lo na China para vender o modelo através de uma sub-marca, mas até hoje o governo chinês exige que para uma fábrica se instalar por lá, ela deve se associar a uma fabricante local. Aparentemente, foi esse o motivo de o projeto não ter ido para a frente.  Além do mais, o carro não foi bem aceito pelos chineses – nem pelos indianos, que seriam apresentados ao C88 em 1995.

A Porsche só foi passar a vender seus carros na China de forma oficial em 2001. Hoje, completando 10 anos na terra da grande muralha, a Porsche comemora o crescimento de suas vendas por lá, com uma alta em torno de 60% no ano passado. Foram cerca de 14 mil unidades vendidas, todas de alto valor agregado e grande margem de lucro.
Enquanto isso, o C88 Weissach tornou-se uma atração humilde e curiosa do museu da marca, em Stuttgart, parecendo um asiático perdido em meio aos esportivos e carros de corrida. E se lembrarmos dos pilares históricos da Porsche, fica a dúvida: será que não passou pela cabeça dos executivos alemães propor uma versão renovada do Fusca?

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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