31 de mai. de 2011

Banco de dados da Honda Canadá é invadido e vaza 283 mil registros

Empresa levou dois meses para divulgar o ataque. Nome, endereço e número do veículo foram roubados.

Altieres Rohr 
Invasão de hackers expôs nome, endereço e número do veículo de 283 mil clientes da Honda no Canadá (Foto: Divulgação)
Invasão de hackers expôs nome, endereço
e número do veículo de 283 mil clientes da
Honda no Canadá (Foto: Divulgação)

A subsidiária da fabricante de veículos Honda no Canadá enviou cartas a seus clientes comunicando que sofreu um ataque de hackers que roubaram mais de 283 mil registros de seus bancos de dados. O ataque aconteceu em março, mas a empresa só notificou os clientes agora porque estava “avaliando a gravidade da situação”.

Entre os dados roubados estão nome, endereço, número de identificação do veículo e também números de conta do serviço financeiro da Honda. A empresa afirmou que números de telefone, datas de nascimento, endereços de e-mail e números de contas bancárias e cartões de crédito não foram obtidos pelos invasores.
A Honda Canadá não recomendou a seus clientes nenhuma ação, exceto “ficar alerto para peças publicitárias que referenciem a posse de um veículo Honda ou Acura”. No entanto, o caso já gerou um processo milionário contra a empresa.
Os dados roubados fariam parte de informações usadas em uma campanha publicitária da empresa e deveriam ter sido apagados, mas foram esquecidos. No ano passado, a Honda dos EUA também sofreu uma invasão e perdeu cinco milhões de registros de clientes, expondo nomes, e-mails e também o número de identificação do veículo.
O ataque à Honda entra para uma extensa lista de organizações na mira dos hackers para fins de roubos de dados. A lista já tem nomes como o Google, Sony, Epsilon (que presta serviços para bancos norte-americanos), a fabricante de armamentos de guerra Lockheed Martin e diversas multinacionais do petróleo.

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/tecnologia/noticia

Nenhum comentário: