Quem se queixa da mesmice dos treinos livres de sexta-feira teve um bom motivo para rever seus conceitos na Turquia. Graças à chuva que caiu antes da primeira sessão, ainda pela manhã em Istambul, os pilotos tiveram de se arriscar na pista com os pneus para piso molhado da Pirelli pela primeira vez na temporada. E quem acabou saindo perdendo nesta situação foi Sebastian Vettel, líder do campeonato e atual campeão do mundo. Em um daqueles blackouts mentais que o alemão teve no início de 2010, ele sofreu um acidente bobo.
Vettel cometeu um daqueles erros primários na chuva: sair da curva e pisar na zebra. Ainda mais na curva 8, uma das mais desafiadoras da Fórmula 1 atual. Com a pista encharcada, o alemão acabou tocando também a grama, perdeu o controle do carro e acertou o guard rail com muita força. Os danos foram tão extensos que a RBR não teve tempo hábil para fazer os consertos a tempo da segunda sessão. O atual campeão da Fórmula 1 teve de assistir à atividade de dentro dos boxes, sem poder trabalhar no melhor acerto de seu carro.
Quem se aproveitou bem disso foi a McLaren, que dominou a sessão vespertina com Jenson Button. Lewis Hamilton ainda ficou na terceira posição. Assim como na corrida do ano passado, a equipe inglesa e a RBR pintam como as favoritas em Istambul. Apesar do time austríaco ter perdido quilometragem com Vettel, ele teve um dia sem problemas com Mark Webber. Outro destaque das sessões foi o desempenho da Mercedes, que andaram sempre nas primeiras posições. Claro, com Nico Rosberg sempre liderando Michael Schumacher.
A Ferrari, por sua vez, avaliou na pista as novidades que criou no túnel de vento da Toyota, em Colônia. Apesar de seus pilotos serem cautelosos quanto ao desempenho do carro, já dá para notar uma certa mudança no discurso da equipe. Felipe Massa terminou em sexto e Fernando Alonso, com problemas hidráulicos, em 11º. Tanto o brasileiro quanto o espanhol elogiaram as reações do modelo após as mudanças realizadas, mas preferem não traçar comparativos. Veremos de quanto é essa melhora nos treinos deste sábado.
Para encerrar, a Williams realmente parece ter dado um passo à frente com as evoluções levadas para a Turquia. A equipe inglesa passou por uma reformulação estrutural nesta semana, com a saída – no fim do ano – de Sam Michael e a chegada de Mike Coughlan, ex-espião da McLaren. Rubens Barrichello, que tinha ficado insatisfeito com as alterações no estafe, já demonstrou mais otimismo com o desempenho do carro e já aposta até em uma posição de largada entre os dez primeiros. Sem dúvidas, um avanço. Agora, Pastor Maldonado continua a passar vergonha: saiu da pista três vezes em um mesmo treino e acertou a barreira de pneus na última. Até quando dura o limite do cheque especial de Hugo Chávez? A cada corrida o prejuízo aumenta…
Vettel cometeu um daqueles erros primários na chuva: sair da curva e pisar na zebra. Ainda mais na curva 8, uma das mais desafiadoras da Fórmula 1 atual. Com a pista encharcada, o alemão acabou tocando também a grama, perdeu o controle do carro e acertou o guard rail com muita força. Os danos foram tão extensos que a RBR não teve tempo hábil para fazer os consertos a tempo da segunda sessão. O atual campeão da Fórmula 1 teve de assistir à atividade de dentro dos boxes, sem poder trabalhar no melhor acerto de seu carro.
Quem se aproveitou bem disso foi a McLaren, que dominou a sessão vespertina com Jenson Button. Lewis Hamilton ainda ficou na terceira posição. Assim como na corrida do ano passado, a equipe inglesa e a RBR pintam como as favoritas em Istambul. Apesar do time austríaco ter perdido quilometragem com Vettel, ele teve um dia sem problemas com Mark Webber. Outro destaque das sessões foi o desempenho da Mercedes, que andaram sempre nas primeiras posições. Claro, com Nico Rosberg sempre liderando Michael Schumacher.
A Ferrari, por sua vez, avaliou na pista as novidades que criou no túnel de vento da Toyota, em Colônia. Apesar de seus pilotos serem cautelosos quanto ao desempenho do carro, já dá para notar uma certa mudança no discurso da equipe. Felipe Massa terminou em sexto e Fernando Alonso, com problemas hidráulicos, em 11º. Tanto o brasileiro quanto o espanhol elogiaram as reações do modelo após as mudanças realizadas, mas preferem não traçar comparativos. Veremos de quanto é essa melhora nos treinos deste sábado.
Para encerrar, a Williams realmente parece ter dado um passo à frente com as evoluções levadas para a Turquia. A equipe inglesa passou por uma reformulação estrutural nesta semana, com a saída – no fim do ano – de Sam Michael e a chegada de Mike Coughlan, ex-espião da McLaren. Rubens Barrichello, que tinha ficado insatisfeito com as alterações no estafe, já demonstrou mais otimismo com o desempenho do carro e já aposta até em uma posição de largada entre os dez primeiros. Sem dúvidas, um avanço. Agora, Pastor Maldonado continua a passar vergonha: saiu da pista três vezes em um mesmo treino e acertou a barreira de pneus na última. Até quando dura o limite do cheque especial de Hugo Chávez? A cada corrida o prejuízo aumenta…
Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo
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