28 de abr. de 2011

O GT3 RS 4.0 é mesmo o último Porsche 997


O Porsche GT3 4.0 é essencialmente um 911 GT3 RS, mas com um motor um pouco maior. E por “motor um pouco maior”, entenda-se o maior motor já oferecido oficialmente em um Porsche 911. É um canto do cisne bastante apropriado para esta que será a última versão do Porsche 997 em toda a história. Pelo menos é o que a gente acha. Provavelmente. É, quase certo.

Parafraseando o comediante Mitch Hedberg: carros não podem ser como panquecas — delicioso no início, mas uma bagunça grudenta no final. É a premissa do Porsche 911 GT3 4.0: o último dos 997, tão delicioso como na primeira mordida.
Se você leu o Jalopnik nas últimas semanas, já deve saber quase tudo o que importa a respeito deste último-super-997,  mas achamos que vale a pena repetir para que vocês guardem bem toda a sabedoria e, quem sabe, impressionem um futuro dono que, emocionado, lhe emprestará as chaves.

Como o nome sugere, o  GT3 4.0 é essencialmente um 911 GT3 RS envenenado. Seu novo motor de boxer de 4.o litros e seis cilindros conta com pistões forjados, bielas em titânio e comando emprestado de seu irmão de corrida, o GT3 RSR.
Tudo isso significa que se trata de um motor com aspiração natural com potência máxima de 500 cv a 8250 rpm e torque máximo de 46 kgmf a 5750 rpm. Opções de transmissão? Nada além de uma caixa sequencial de corrida com seis velocidades.

Atenção aos detalhes é a palavra de ordem aqui, com numerosas opções de redução de peso, como bancos concha, para-lamas, tampa do porta-malas em fibra de carbono e até mesmo tapetes especiais, mais leves. Isto mantém o peso com tanque cheio em 1.360 kg. No mais, é um carro muito similar ao GT3 RS normal, embora o sistema de suspensão ativa da Porsche tenha sido reprogramado para trabalhar com os novos peso e potência.

Esteticamente,  o GT3 4.0 RS também traz melhorias em relação ao GT3 normal, com uma dianteira mais complexa e ao mesmo tempo mais refinada, e duas pequenas asas de cada lado do para-choque (elas também são chamadas de “flics”, mas não dá para dizer isso sem soar ridículo). Todos os carros vêm na cor Branco “Carrara” (erro de digitação?), mas aparentemente há um na cor preta solto por aí.

Agora, vamos falar de números. As companhias podem gastar todo o tempo que quiserem testando seus crossovers em Nürburgring, e nós divulgaremos a informação, em parte por puro divertimento. Em especial, o tempo do 911 GT3RS 4.0 é algo digno de nota: 7m27s. É mais rápido do que um Carrera GT e do que Walter Rohrl em um 911 GT2, embora ainda seja mais lento do que os números polêmicos do Nissan GT-R.
Se sua rota diária para o trabalho não incluir o Nordschleife e isso não te importar nem um pouco, o carro vai de 0 a 100 em apenas 3.8 segundos, atingindo os 200 km/h em menos de 12s. Sua velocidade máxima é de 310 km/h.

A propósito, nos enganamos a respeito de um detalhe: serão feitos 600 deles. Então, mais 100 pessoas que tiverem 185 mil dólares e não souberem o que fazer com eles poderão ter a honra de ter o último dos 997 em seu poder.

Fonte: .jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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