29 de abr. de 2011
O Chevrolet mais antigo do mundo, pronto para rodar
O escritor Jefferson Bryant teve a chance de encontrar uma parte da história em Flint, onde o mais antigo Chevrolet do mundo está se aprontando para cair na estrada.
Com a chegada da comemoração do centenário da Chevrolet algumas espécies raras estão dando as caras. Durante minha recente visita a Detroit fui convidado a cruzar as portas fechadas da oficina de restauração do museu Alfred P. Sloan, em Michigan. O que havia naquela oficina me deu calafrios: o Chevrolet mais antigo do mundo.
Construído em 1913 este Classic Six é movido por um seis-cilindros de 4,9 litros e 40 cv. Também conhecido como série C, o Classic Six foi o primeiro automóvel da Chevrolet, lançado em 1911 e vendido entre 1912 e 1914. Este modelo em particular é o chassi nº 323, construído em Flint, estado de Michigan, em 1913. Este carro anda. Sempre andou. E isso diz muito sobre um carro de 98 anos.
Comprado pela primeira vez no sul do Texas, o Classic Six foi usado diariamente até 1936, quando foi comprado pela família Aldenhaven, dona de uma concessionária Chevrolet em Ft. Worth. O carro permaneceu como parte da coleção até 1964, quando passou para um leilão. O Museu Sloan vinha seguindo o exemplar há algum tempo, e enviou dois funcionários ao Texas com um cheque assinado. O Chevy recebeu dois lances mais altos que o do museu, mas os Aldenhavens aceitaram a oferta assim mesmo, já que sabiam que o carro seria apreciado e bem mantido. Isso faz dele algo de 98 anos com somente três proprietários na ficha.
Há alguns detalhes interessantes no Classic Six. O tanque de combustível de 76 litros é instalado sob o estofado do banco do motorista – você senta no tanque. A transmissão é montada na traseira, conectada diretamente ao diferencial traseiro e controlada por um conjunto de alavancas. A embreagem cônica a conecta ao motor e é feita de couro. Depois de parada por alguns meses o couro dilata e acaba grudando no volante do motor. Este é o principal problema que o museu está tentando resolver para que o carro possa desfilar na parada do centenário. Usando cintas com catracas apertadas sutilmente, eles estão tentando descolar a embreagem; eles não querem desmontar nada, se possível. O Classic Six também tem partida elétrica, que havia sido inventada poucos anos antes. O primeiro carro a ter partida elétrica foi um Cadillac em 1912, que ainda não era afiliada à Chevrolet na época.
Há somente um Classic Six mais antigo que este. Está no Canadá e é uma pilha de peças enferrujadas. O chassi 93 construído na fábrica de Detroit está sem o motor completo. A celebração do centenário será no final de julho em Detroit. Depois de estar ao lado deste carro, fico imaginando a sensação de dirigi-lo.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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