Teste compara desempenho antes e depois da preparação do motor V8 do sedã
Pablo Mazlumian // The New York Times Syndicate
Audi RS4: sistema de indução forçada (ram air) não apenas deu mais força ao carro como também deixou um ronco inconfundível |
Desde então, o carro tem rodado muito bem, mas o proprietário anda com sede de mais. Com apenas um sistema de admissão de ar que temos conhecimento disponível no mercado para o Audi RS4, encomendamos da Modified by KC um sistema GruppeM Ram Air (com indução forçada). Não sabíamos se (nem achávamos que) ele traria mais potência do que o filtro da K&N, mas estávamos curiosos o suficiente para testar.
O segredo para testar um RS4 no dinamômetro é monitorar as temperaturas dos fluidos, ambiente e da admissão de ar, que precisam ser constantes a cada teste. Isso permite que a centralina utilize os mesmos, e ideais, tempos de ignição e misturas ar/combustível. Nós controlamos esses parâmetros usando um monitor Actron Elite AutoScanner Pro CP9185. Nosso equipamento de medição também foi usado para monitorar as temperaturas durante os testes de retomada de 96 km/h a 192 km/h, garantindo a precisão, e os tempos foram registrados por um equipamento de GPS PerformanceBox da VBox USA.
Mudança no visual do Audi RS4 contou com a instalação de novas rodas de alumínio forjado montadas em pneus de perfil baixo |
Esse foi o número mais alto que obtivemos, então o consideramos nosso parâmetro inicial. Nós ficamos surpresos em encontrar quase a mesma potência que vimos mais de um ano atrás, quando também tínhamos um filtro K&N instalado. Na primeira parte, nós testamos esse filtro K&N apenas com o sistema de escapamento original e o software Revo Stage 1. Registramos um ganho líquido máximo de 10,3 cv e 0,9 kgmf a 7500 rpm. Desta vez, com as modificações atuais do sistema de exaustão e software Stage 2, o filtro rendeu um pouco mais de potência.
Chave da preparação é o sistema de indução forçada (ram air) que aumenta a velocidade do ar de admissão no motor V8 |
Após mais algumas rodadas, nós acabamos vendo um pouco mais de potência, mas os dados foram descartados porque isso foi quando o carro estava voltando às temperaturas de referência e as temperaturas do líquido de arrefecimento e do óleo ainda estavam cinco graus mais baixas. A cereja do bolo é um novo e inconfundível ronco vindo do novo sistema de admissão em todas as rotações.
Conclusão
Sem um novo escapamento, o serviço de preparação não ficaria completo |
Para testar a validade do nome Ram Air (indução forçada), nós também testamos o carro na estrada com exatamente os mesmos pontos de partida, temperatura ambiente e temperaturas dos fluidos e do ar. Os testes de 96 a 193 km/h foram realizados apenas com as terceira e quarta marchas para serem facilmente reproduzidos. Se o GruppeM fosse melhorar o efeito de indução forçada, esse teste conseguiria mostrar isso.
Engenheiro usa sofware específico para chegar à calibragem idal do sistema depois de horas de testes |
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
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