30 de abr. de 2011

Audi RS4 recebe sistema de indução forçada e esbanja fôlego

Teste compara desempenho antes e depois da preparação do motor V8 do sedã

Pablo Mazlumian // The New York Times Syndicate
 The New York Times Syndicate
Audi RS4: sistema de indução forçada (ram air) não apenas deu mais força ao carro como também deixou um ronco inconfundível
Você talvez reconheça esse carro – nós já o usamos para testar um filtro de ar K&N, um sistema de exaustão MagnaFlow, tubos de escapamento Stratmosphere de alto fluxo e software Revo. Com essas modificações, a potência saltou de 325 cv para 345 cv.
Desde então, o carro tem rodado muito bem, mas o proprietário anda com sede de mais. Com apenas um sistema de admissão de ar que temos conhecimento disponível no mercado para o  Audi RS4, encomendamos da Modified by KC um sistema GruppeM Ram Air (com indução forçada). Não sabíamos se (nem achávamos que) ele traria mais potência do que o filtro da K&N, mas estávamos curiosos o suficiente para testar.
O segredo para testar um RS4 no dinamômetro é monitorar as temperaturas dos fluidos, ambiente e da admissão de ar, que precisam ser constantes a cada teste. Isso permite que a centralina utilize os mesmos, e ideais, tempos de ignição e misturas ar/combustível. Nós controlamos esses parâmetros usando um monitor Actron Elite AutoScanner Pro CP9185. Nosso equipamento de medição também foi usado para monitorar as temperaturas durante os testes de retomada de 96 km/h a 192 km/h, garantindo a precisão, e os tempos foram registrados por um equipamento de GPS PerformanceBox da VBox USA.
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Mudança no visual do Audi RS4 contou com a instalação de novas rodas de alumínio forjado montadas em pneus de perfil baixo
Para voltar a testar o filtro K&N com as modificações atuais do carro, nós devolvemos o filtro de papel original ao sistema de admissão para obter novos valores de referência. Como em outros carros mais modernos, o RS4 passa por muitas adaptações da centralina no dinamômetro. Com temperaturas semelhantes, os testes começaram na casa dos 320 cavalos altos e finalmente atingiram a casa dos 340 cv constantes, mas não antes de 10 a 12 rodadas. Nós sabíamos que seriam necessários várias rodadas e cerca de uma hora para avaliar cada peça ao levar em consideração os tempos de resfriamento.
Esse foi o número mais alto que obtivemos, então o consideramos nosso parâmetro inicial. Nós ficamos surpresos em encontrar quase a mesma potência que vimos mais de um ano atrás, quando também tínhamos um filtro K&N instalado. Na primeira parte, nós testamos esse filtro K&N apenas com o sistema de escapamento original e o software Revo Stage 1. Registramos um ganho líquido máximo de 10,3 cv e 0,9 kgmf a 7500 rpm. Desta vez, com as modificações atuais do sistema de exaustão e software Stage 2, o filtro rendeu um pouco mais de potência.
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Chave da preparação é o sistema de indução forçada (ram air) que aumenta a velocidade do ar de admissão no motor V8
Observações do teste
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Esses ganhos mostram a melhoria em relação ao filtro K&N. Comparados ao equipamento original, os ganhos máximos foram de 21,8 cv a 8300 rpm e 2 kgmf a 6700 rpm. Com os testes iniciais e com o filtro K&N, nós precisamos dar ao carro várias rodadas para se adaptar às modificações. Além disso, nesse ponto a temperatura ambiente havia subido em 3 graus, mas o carro ainda mostrava ganhos de potência.
Após mais algumas rodadas, nós acabamos vendo um pouco mais de potência, mas os dados foram descartados porque isso foi quando o carro estava voltando às temperaturas de referência e as temperaturas do líquido de arrefecimento e do óleo ainda estavam cinco graus mais baixas. A cereja do bolo é um novo e inconfundível ronco vindo do novo sistema de admissão em todas as rotações.

Conclusão
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Sem um novo escapamento, o serviço de preparação não ficaria completo
Os Audi RS4 são muito temperamentais no dinamômetro e devem ser testados repetidamente antes de se obter números utilizáveis. Antes disso, a potência flutua, às vezes para baixo. Finalmente, o filtro K&N provou-se valioso pelo preço que custa. Mas, assim como com a maioria dos carros, cada cv a mais torna-se mais caro. Ao menos no caso do sistema de admissão GruppeM Ram Air, o ganho médio de potência foi o dobro do obtido com o filtro, quase o mesmo que todas as modificações do sistema de exaustão e software combinados.
Para testar a validade do nome Ram Air (indução forçada), nós também testamos o carro na estrada com exatamente os mesmos pontos de partida, temperatura ambiente e temperaturas dos fluidos e do ar. Os testes de 96 a 193 km/h foram realizados apenas com as terceira e quarta marchas para serem facilmente reproduzidos. Se o GruppeM fosse melhorar o efeito de indução forçada, esse teste conseguiria mostrar isso.
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Engenheiro usa sofware específico para chegar à calibragem idal do sistema depois de horas de testes
Partindo de um tempo de referência de 10,92 segundos usando o filtro original, o filtro K&N melhorou essa média para 10,85 segundos. O GruppeM obteve média de 10,64 segundos, quase quadruplicando o ganho registrado com o filtro K&N em relação ao original. Para quem não está disposto a gastar o dinheiro que o GruppeM custa, o filtro K&N certamente deve encontrar lugar em metade dos RS4. Mas o GruppeM proporciona mais potência, é mais chamativo sob o capô e tem um ronco de admissão melhor. Vale a pena? O proprietário certamente achou que sim e, por essa mesma razão, desembolsou os 20 mil dólares a mais em relação ao S4 padrão.

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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