30 de mar. de 2011

Tesla processa Top Gear por suposta armação no teste do Roadster



Lembra quando o Top Gear disse que o Tesla Roadster não funcionou? Pois ele funcionava e agora a Tesla resolveu processar a BBC e o Top Gear por difamação. O teste foi transmitido em dezembro de 2008  e apresentava uma corrida entre o Tesla Roadster e o Lotus Elise, modelo no qual o esportivo elétrico foi baseado (vídeo a seguir).

No programa Jeremy Clarkson disse que o Tesla esgotou a carga das baterias depois de percorrer 88 quilômetros, e a gravação exibiu o carro sendo empurrado de volta à garagem, finalizando com Clarkson dizendo “é uma vergonha que isso não funcione no mundo real”.
Logo depois da transmissão, a Tesla divulgou que o Roadster nunca ficou sem carga, nunca precisou ser empurrado de volta à garagem e pediu uma retratação ao Top Gear. Depois de alguma discussão, a BBC admitiu que o vídeo do Roadster sendo empurrado foi feito para mostrar a todos o que pode acontecer com o elétrico após o uso intenso, dizendo que o programa demonstrou honestamente o desempenho do Tesla durante os testes.



Com o programa no repeat do vídeo, a Tesla diz que foi forçada a agir: “o tratamento da BBC não nos deixou outra escolha, a não ser processá-los para esclarecer suas mentiras”.
A BBC reconhece o processo, mas não se pronunciou a respeito. O mesmo foi feito pela Tesla, que não respondeu ao nosso chamado.
A Tesla está sendo reconhecidamente corajosa. Comprar briga com a mídia é sempre meio arriscado, ainda mais nesse caso: um programa de TV idolatrado pelos fãs e com muito mais audiência que sua possível clientela – estima-se que 350 milhões de pessoas assistam aos três patetas ingleses no mundo inteiro.
Ainda assim, o Top Gear cruzou uma linha aqui – e não estamos falando da autonomia com uma recarga completa.
Ontem à noite a Tesla lançou o que só pode ser definido como uma ação de marketing para seu processo, completa com seu próprio hotsite: www.teslavstopgear.com. A Tesla argumenta que ainda recebe dúvidas de potenciais compradores baseados no teste do Top Gear e que a BBC se recusou a receber as reclamações da Tesla por vários meses.
“Não estamos fazendo isso por grana”, disse Ricardo Reyes, o porta-voz da Tesla. “Como líder mundial em tecnologia de veículos elétricos, a Tesla tem o dever de impedir a campanha de desinformação do Top Gear e esclarecer a verdade.”
Se estiver com o inglês afiado, pode ler o processo aqui (PDF).

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: