12 de mar. de 2011

Sandero GT-Line é esportivo de marketing

A série criada pela Renault tem visual mais agressivo por fora e por dentro, mas mecânica que é bom...
Alberto Catadi//Fotos: Guilber Hidaka e Fabio Aro
Fabio Aro e Guilber Hidaka
Sandero GT

"Sandero numa avaliação esportiva?" Foi isso o que você pensou, não é? Também foi o que passou pela minha cabeça quando fui incumbido de avaliar o Renault. Tentaram me animar, dizendo que eu teria a chance de andar no Camaro. Mas sou um sujeito realista, e sei que o Sandero GT é um esportivo mais próximo do bolso. Pena que ele não está nem perto da definição de esportivo.

O GT é, na verdade, um antiesportivo. Os bancos com tecido diferenciado e detalhes vermelhos dão um toque mais jovem, assim como o aerofólio e os adesivos. Mas só. Até mesmo os vidros elétricos atrapalham. O acionamento fica no console central e não conta com função “um toque”, ou seja, é necessário deixar a mão fora do volante ou do câmbio por longos segundos. Corte de custos que acaba cortando também a diversão de pegar a estrada.
Fabio Aro e Guilber Hidaka
Imagine a minha situação, ouvindo os comentários animados dos outros. “O Civic Si fica divertido mesmo depois de esticar a marcha”, dizia a Carina Mazarotto. Enquanto isso, tudo o que eu estava esticando era a perna esquerda, por causa do pedal de embreagem de curso longo e posição desconfortável. O motor não trabalha bem em baixa rotação e seu barulho invade demais a cabine em alta velocidade. O para-brisa da unidade testada não estava muito bem vedado e deixou entrar água no carro durante a chuva.
Com ajuste suave da suspensão, não é difícil se atrapalhar nas curvas mais rápidas. Ainda assim, o GT mostrou seu valor. Na volta, ele acomodou a equipe de vídeo e de fotos. Não foi o retorno mais rápido ou emocionante da frota. Mas o que o pessoal mais queria era espaço para descansar, e nisso o Sandero manda muito bem.
Fabio Aro e Guilber Hidaka
Quem vê até pensa que é um esportivo: volante e manopla de couro, conta-giros de fundo branco...

 Ficha técnica e números de teste


Renault Sandero GT-Line
Preço inicial R$ 42.590
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, comando duplo, 16 válvulas, flex
Potência (cv) 107/112 cv a 5.750 rpm
Torque (kgfm) 15,1/15,5 kgfm a 3.750 rpm
Comprimento (m) 4,021
Largura (m) 1,746
Altura (m)  1,528
Entre eixos (m) 2,591
Porta-malas (L) ---
NÚMEROS DE TESTES  
Aceleração 0 a 100 km/h (s) 12,1
Retomada 60-100 km/h 11,5 s > 255,4 m
Frenagem 100 km/h (m) 43,8

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

Nenhum comentário: