23 de mar. de 2011
O mais feroz de todos os singelos Mazda MX-5
Com apenas 850 kg de peso e 278 cavalos de potência, o novo Mazda MX-5 GT de competição é a versão mais leve e mais potente da história do icônico roadster japoronga. Vai correr no Britcar MSA British Endurance Championship – e o mais interessante é a razão “oculta” para a escolha desse campeonato.
O modelo foi preparado pela equipe inglesa Jota Sport, sob encomenda da Mazda. Segundo eles, cada porca e parafuso do carro foi minuciosamente analisado para reduzir o peso da atual geração do MX-5 de 1.130 kg para apenas 850 kg. Tudo o que era superficial caiu fora, as portas agora são de fibra de carbono, e as janelas de policarbonato transparente. Ao mesmo tempo, construíram uma gaiola de proteção que atende 100% aos regulamentos de segurança da FIA.
Na parte mecânica, o motor 2.0 16V passou de 169 para respeitáveis 278 cavalos, capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em três segundos, com máxima acima dos 250 km/h. Aliado a um câmbio sequencial de seis marchas, ele transmite sua força para o eixo traseiro com diferencial melhorado, mantendo a receita de corpo enxuto e tração traseira que fez do MX-5 o roadster mais bem-sucedido da história: 900.000 unidades já foram vendidas, e nada menos que 10% desse total apenas na Inglaterra, o lar eterno dos roadster pequenos e nervosos.
Além desse vínculo espiritual, pode haver outra razão para os japoneses investirem tanto na Britcar, categoria onde competem Seats, BMWs, VWs, Lotus, TVRs e Ginettas, entre outros. Quando perguntamos o porquê disso, o departamento de relações públicas da Mazda respondeu: “porque nós queremos mostrar que o Chris Harris está errado”. Nós juramos que foi isso que eles disseram. Palavra de escoteiro. Se nós fôssemos escoteiros. O que não somos, por sinal…
[Nota do editor: semanas atrás, o campeão das polêmicas Chris Harris causou outra pequena celeuma na internet ao dizer que acha o MX-5 uma b#$%@: impreciso, lento e insatisfatório como carro esporte]
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário