20 de jan. de 2011

Test-Drive: Porsche Cayenne S Hybrid

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quanto pensa em um carro híbrido? Certamente, e para muitas pessoas, essa palavra dá uma idéia de algo moderno, ecologicamente correto, porém extremamente lerdo. Um eletrodoméstico com quatro rodas feita para ir ao supermercado e gastar pouco, por exemplo.

Mas a tecnologia caminha a passos largos. Quando a Porsche apresentou a Cayenne Hybrid em 2007, muita gente torceu o nariz e chegou a acreditar que nunca seria algo comercializado em grande escala. Eles estavam errados.
Nessa quarta-feira tive a oportunidade de fazer a avaliação rápida, literalmente falando, com o mesmo exemplar do SUV que esteve exposto no Salão do Automóvel. Externamente a única característica que entrega o modelo está na lateral: é o pequeno logotipo Hybrid. O espaço do porta-malas foi sacrificado, em parte, para a colocação do estepe, já que a bateria de 240 células ocupa o seu espaço original.

O carro é equipado por um motor V6, com 333 cv brutos e outro elétrico, com 47 cv brutos. Durante o teste foi possível acompanhar o funcionamento de ambos através da tela central e do visor localizado no lado direito do painel. Enquanto o propulsor à gasolina está em funcionamento, a bateria vai sendo recarregada.

Em alguns momentos de maior intensidade, como na saída do pedágio, os dois juntam suas forças despejando 380 cv no asfalto. Rodamos também no modo “coasting”, ou seja, velejando pela estrada e utilizando apenas o motor elétrico (reparem no conta-giros). Tivemos sorte que nenhuma rua alagou durante o trajeto, pois a expressão “velejar” sugere algo diferente aqui em São Paulo.
No final do vídeo o leitor confere o E-Power em ação. Com o toque desse botão o sistema retarda ao máximo funcionamento do V6. Emissão zero de poluentes e nenhum centavo de gasolina. E nem precisa ligar na tomada…

Fonte: .jalopnik
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: