A Jeep completa 70 anos de história, desde que em seu começo ajudou o exército aliado a derrotar os alemãs na Segunda Guerra Mundial.
Como tudo começou?
O Estados Maior do Exército dos Estados Unidos lançou em 1941 um apelo aos fabricantes de automóveis em seu país para a construção de veículos para fins militares. Eles queria um veículo ligeiro, que pudesse transportar carga, que encarasse qualquer terreno e tivesse tração integral.
Algumas características que foram solicitadas:
Tração: 4x4
Distância mínima ao solo: 16 cm
Peso máximo: 590 kg
Carga útil: 272 kg
Máxima distância entre eixos: 2,03 metros
Curiosamente, o prazo imposto pelo exército americano, dada a urgência, era de apenas 49 dias para que fossem apresentados protótipos funcionais para testes. Das 135 empresas convidadas, apenas três aceitaram o desafio: Ford Motor Company, American Bantam (que foi a única que apresentou um protótipo real dentro do prazo pré-estabelecido) e Willys-Overland. No final das contas, o exército resolveu então pelas três empresas, com base no design da American Bantam.
A origem do nome
No início, o projeto tinha como nome GP, que significava General Purpose Vehicle, ou veículo para uso geral. As pessoas chamavam o carro pelo acrônimo GP (em inglês), que soava como "jeep". Outro fator curioso também ajudou a popularizar este nome. A palavra "jeep" era a única pronunciada por um personagem de quadrinhos da década de 30 Eugene, que era o bicho de estimação de Olívia Palito, namorada o marinheiro Popeye. Eugene tinha poderes superiores, tais como caminhar através de paredes ou tetos. Graças a popularidade de Eugene, alguns soldados começaram a chamar seus veículos de JEEP em alusão a seus poderes.
Então, em 1950, o nome e a marca foram registrados pela empresa Willis Overland, que seguiu fabricando o Jeep tanto para os militares como para o uso civil.
As mudanças de donos
Uma vez terminada a disputa, a marca que manteve os direitos de fabricação e comercialização do Jeep foi a Willis-Overland, que se encarregou em criar e produzir modelos pensados tambpém para o uso recreativo e para o trabalho. Assim nasceram modelos como o Jeepster - foto abaixo -, que mantinha as formas "rudes", porém com mais “sex appeal” que o veículos militar.
Em 1953, a Willis-Overland adquiriu a Kaiser Motors, e a empresa passou a se chamar Kaiser-Jeep. Alguns anos mais tarde, a empresa comprou a fábrica e todas as instalações da Studebaker, e criou a Defense and Goverment Products Division. Já em 1967 a Kaiser-Jeep foi comprada pela American Motors Company (AMC), que nasceu em 1954 através da fusão das marcas Nash-Kelvinator e Hudson Motor Car Company.
A American Motors fundou então uma divisão dedicada a produzir modelos para o governo e o exército. Esta ganhou o nome de AM General e seguiu fabricando o Jeep Militar, assim como versões para uso civil e comercial. Nesta época surgiram modelos como o CJ5, o CJ7 (Civil Jeep) e o Wagoneer.
Entre 1978 e 1980 a Renault foi adquirindo pouco a pouco a American Motors Company (apenas a divisão de veículos para uso civil), até converter-se em sócia majoritária. Durante a época em que a Renault esteve a frente da Jeep foram lançados modelos muito emblemáticos, como o Grand Wagoneer, o primeiro SUV de luxo com preço não tão elevado como os Land Rover e com as mesmas capacidades off-road. Neste período também nasce um dos nomes mais famosos da marca, o Jeep Cherokee.
A era Chrysler
Devido a fortes problemas econômicos da Renault, a empresa norte-americana Chrysler, liderada por Lee A. Iacocca, aproveitou suas excelentes condições financeiras e adquiriu em 1987 a American Motors Company. Os executivos da marca da estrela de cinco pontas decidiram acabar com a divisão "American Motors" e criar uma empresa chamada Eagle-Jeep.
A Jeep hoje
A empresa atravessa um período conturbado por causa da grave crise na indústria americana. No entanto, nos últimos meses teve um pico de vendas graças ao novo Grand Cherokee. A marca está em um estado de transformação, oferecendo produtos cada vez melhores com foco na qualidade. A Chrysler continua a ser o proprietário da marca, mas passou a ser controlada pelo Grupo Fiat. Destaque para modelos como o Wrangler, que nada mais é que uma espécie de "bisneto" do venerável Jeep de 1941.
Jeep CJ-2A 1945
Jeep Station Wagon 1946
Jeep CJ-5 1955
Jeep Gladiator 1963
Jeep Cherokee 1974
Jeep Cherokee 1984
Jeep Wrangler 1987
Jeep Cherokee 1997
Jeep Compass 2007
Jeep Wrangler 2011
Jeep Grand Cherokee 2011
Fonte:motordream
Disponível em:http://motordream.uol.com.br
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