1 de jan. de 2011

Como funciona o apoio no Dakar?

Essa ilustração divulgada pela VW explica como funciona a estrutura de apoio em uma competição na qual o acampamento-base precisa ser desmontado, transportado por 700 km em média e reorganizado num novo local antes que os competidores cheguem, todos os dias, ao longo de duas semanas. Coisa de maluco. (clique na imagem para ampliar).

Os quatro Race Touareg contarão com a ajuda de nove caminhões principais. De madrugada, enquanto pilotos e navegadores dormem, as equipes precisam consertar o que for necessário, arrumar todas as coisas e partir rumo ao novo acampamento antes da largada. As distâncias são enormes (9.500 km divididos em apenas 13 dias), o trajeto é diferente do percurso utilizado pelos competidores, e devido à pressa das equipes de apoio em chegar lá o mais rápido possível, esses deslocamentos concentram muito dos acidentes característicos do Dakar.
Veículos de apoio não podem seguir a trilha cronometrada, mas para burlar essa restrição muitas equipes de ponta inscrevem competidores na categoria Caminhões que na verdade estão na prova exclusivamente para ajudar os carros e motos que disputam o título. A Volks, por exemplo, terá dois caminhões dedicados à função no Dakar 2011.

Teoricamente, o caminhão Tatra da equipe Petrobras Lubrax pilotado pelo gente-boa André Azevedo (acima) também pode ajudar a moto de seu irmão caçula Jean Azevedo, colega de equipe – só que André costuma disputar as primeiras posições da categoria até o fim, o que desestimula qualquer parada adicional.

Fonte:jalopnik
Disponivel em:http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: