26 de dez. de 2011

EUA derrubam barreira tributária ao etanol brasileiro

Ilustração: Afonso Carlos/CZN e Foto: Divulgação
EUA derrubam barreira tributária ao etanol brasileiro
Fim de tarifas extras e subsídios aos produtores locais passa a vigorar em janeiro

Uma reivindicação antiga do setor sucroalcooleiro no Brasil acaba de ser atendida pelo governo norte-americano. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), os Estados Unidos derrubaram as barreiras tributárias ao etanol produzido em território brasileiro. A legislação que determina subsídios para produtores locais e estabelece uma tarifa de US$ 0,54 sobre cada galão de etanol brasileiro deixa de vigorar a partir do dia 1º de janeiro.
Com a medida, o etanol produzido no Brasil finalmente poderá penetrar o mercado norte-americano com preços competitivos. O produto derivado da cana-de-açúcar irá competir com o correspondente oriundo do milho. Os dois tipos de etanol têm potencial de crescimento no mercado norte-americano, já que há incentivos cada vez maiores à adoção do E85, combustível que mistura 85% de álcool e 15% de gasolina.

Apesar de apenas uma pequena fração da frota de carros e picapes do país norte-americano ser bicombustíveis e rodar com o E85, há um grande esforço do governo e da indústria local no incentivo ao combustível, mais eficiente e menos poluente. A GM e a Ford, por exemplo, desenvolvem programas de estímulo ao E85 e os produtores de etanol já investem bilhões de dólares na expansão e construção de novas usinas.

Veja mais: Etanol brasileiro pode ser canavial de promessas
Veja também: Governo federal reduz cota de etanol na gasolina para conter alta de preços


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: