Sabe quando você topa por acaso com um carro antigo durante uma viagem pelo interior? Essa história foi mais ou menos assim, mas em vez de um velho Dodge ou DKW, esse cara topou com um acervo histórico da obra de Carroll Shelby. Prepare-se para uma dose concentrada de pornografia automotiva de primeira.
Enquanto eu dirigia pelo Colorado, minha esposa percebeu uma placa que dizia “Museu de Carros”. Pensei que fosse só mais uma coleção de carros antigos e manjados do interior e não dei muita importância. Quando chegamos ao museu de arte para onde estávamos indo, perguntei a respeito do outro local e fui informado que “o Museu Shelby só abre aos sábados até as 4 da tarde”… [momento de silêncio]… “Me desculpe, Shelby? De Carroll Shelby?” Perguntei enquanto olhava para meu relógio, que mostrava 3:27 da tarde. Em um sábado.
Cinco minutos depois, sob protestos de nossa filha, chegamos a um depósito bastante discreto. Na verdade, tão discreto que passamos por ele cinco vezes sem perceber; a única pista de que se tratava de um museu era um pequeno banner na fachada. Felizmente, tudo isso mudou quando entramos.
Onde eu esperava por um ou talvez dois carros e alguns souvenires, haviam dúzias de veículos históricos de vários modelos. No total eram aproximadamente quarenta carros em exposição, predominantemente Cobras. Desde os primeiros AC Cobras, protótipos, até 427s de rua, passando por vários carros de corrida históricos, todos estavam presentes. Mustangs da década de 1960 também aumentavam a magia, incluindo o King Road. Vários GT40s, um deles um LeMans 1966 preto.
Outros carros raros incluiam uma Ferrari de competição que foi pilotada por Carroll e Phil Hill (entre outros pilotos) e o Falcon wagon de Pete Brock com várias peças Shelby, incluindo um motor 289 short-block de corrida. O Falcon servia como transporte rápido de peças e reboque, e era para mim o veículo mais interessante do lugar. Também havia um Daytona Coupe vermelho.
As áreas ao redor dos carros estavam abarrotadas de peças como rodas e painéis de carrocerias. Também havia o motor V8 DOHC com os coletores saindo do meio do V. Mais peças de preparação Shelby e peças de carroceria estavam penduradas nas paredes… acho até que poderia construir meu próprio GT40 com elas. O resto do lugar estava cheio de objetos relacionados a automóveis e um bar.
Devido a meu limitadíssimo tempo de vinte minutos, não pude fazer nada além de tirar algumas fotos. Conversei um pouco com o curador do museu sobre alguns dos carros mas no final não fazia ideia de por que um texano cuja companhia era sediada em Las Vegas teria um museu em Boulder. Dê uma passada no site do museu, onde são dados detalhes sobre a coleção. E se um dia você for a Denver, esse museu é algo que vale a pena visitar. Muito.
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