30 de ago. de 2013

Novo Focus no Brasil: über galeria de fotos


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Se você está em São Paulo e estiver passando na região do parque do Ibirapuera, não deixe de passar no pavilhão da Bienal – a Ford montou uma exposição onde está exibindo o novo Focus sedã. Você vai poder comer uma pipoca e ver o carro por fora, por dentro e em várias cores – prata, chumbo, azul marinho, preto e branco. Eu estive por lá nesta sexta-feira, saquei minha câmera e registrei um monte de imagens para você ver de pertinho todos os detalhes do Ford.


Como vocês viram mais cedo aqui , o Focus vai chegar primeiro na versão sedã, e estará à venda já no próximo mês – o hatch deverá chegar no mês seguinte. Não teremos o motor Ecoboost – se serve como consolo, a Ford caprichou no desenvolvimento do Duratec 2.0, que terá novo cabeçote, injeção direta, duplo comando variável de válvulas e este renderá 178 cv a 6.000 rpm e 22,4 mkgf a 4.500 rpm com etanol. O sedã não terá motor 1.6 Sigma, apenas o hatch – e o motor pode apresentar novidades, da mesma forma que o 2.0 Duratec.
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Quase todos os modelos exibidos eram da versão top Titanium, forrada de equipamentos: ar-condicionado dual zone, sistema multimídia Ford Sync, seis airbags, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, assistente ativo de estacionamento, faróis bi-xenônio direcionais e assistente de partida em rampas são os principais equipamentos.
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Escondido na rampa, estava a única unidade SE, flagrada pelos nossos parceiros do Carplace: mais simples, ela tem rodas com acabamento diferente (todas são 17″), perde a partida por botão, tem ajustes manuais nos bancos dianteiros, o ar-condicionado é analógico e o sistema multimídia é mais simples, se assemelhando ao do New Fiesta. Por outro lado, ela mantém os bancos de couro e o excelente nível de acabamento do painel – sim, não houve nenhum downgrade de acabamento nos Focus fabricados na Argentina, como infelizmente ocorreu com o New Fiesta nacional.
Nossa primeira impressão do novo Focus foi excelente. Tal como o Fusion, o carro tem bastante presença e é fluido e arrojado. O espaço traseiro é suficiente para cinco adultos de 1,80 m e a arquitetura interna – especialmente a construção do painel – é digna de carros de categoria superior. A posição de dirigir é levemente provocativa, com altura de assento relativamente baixa e volante pequeno, de empunhadura esportiva.
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Apenas não aprovei duas coisas: o plástico da parte inferior do painel de porta é duro e risca fácil – os carros em exibição já apresentam algumas marcas permanentes – e o câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift segue com aquela solução de não ter engates sequenciais nem borboletas atrás do volante. Quem quiser trocar as marchas manualmente terá de apertar os botõezinhos na lateral da alavanca.
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Nosso palpite? O novo Focus vai fazer um belo estrago no mercado. Ao lado do C4 Lounge, ele será uma das poucas opções arrojadas no segmento – Civic, Corolla (ao menos o de geração atual), Sentra e 408 seguem receita mais conservadora em design -, mas sem cruzar a linha do bom gosto e da relativa discrição. Dinamicamente, a expectativa é de que o sedã da Ford mantenha a excelente tradição de diversão combinada a conforto. Veremos.

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