16 de jun. de 2013

Moto3: Salom comanda quinteto espanhol em casa e vence a 2ª seguida

iloto da Ajo encarou disputas da largada à chegada em Barcelona, mas chegou ao 3º triunfo no ano e recuperou a ponta da tabela; Granado terminou em 26ºLuis Salom, da Ajo, em Barcelona (Divulgação/MotoGP)Luis Salom, da Ajo, em Barcelona (Divulgação/MotoGP)

Pole position do GP de Catalunha da Moto3, Luis Salom venceu neste domingo uma intensa batalha contra Álex Rins e Maverick Viñales, que durou da primeira à 22ª e última volta da sexta etapa da temporada, chegando ao terceiro triunfo no ano – o segundo consecutivo – e recuperando a liderança da tabela de pontuação.

O piloto da Ajo não aproveitou a posição de honra no grid de largada em Barcelona, arrancou mal e foi superado por Rins, que colocou a moto KTM da Monlau na liderança provisória. Desde a volta de abertura, um pelotão com sete competidores (Rins, Salom, Viñales, Efrén Vázquez, Álex Márquez, Miguel Oliveira e Jack Miller) se distanciou dos demais, indicando que o vencedor sairia somente daquele grupo.
Apesar da proximidade entre os sete, que alternavam constantemente a ordem, Salom apresentava tocada mais suave, poupando pneus e guardando reservas para aplicar o bote na parte final. Enquanto isso, aos poucos, Oliveira, Miller e Vázquez ficavam para trás e deixavam o primeiro pelotão.

Restando seis voltas, o espanhol fez uma espetacular ultrapassagem tripla sobre Márquez, Viñales e Rins na curva 1, aumentando o ritmo até a bandeira quadriculada. Os dois últimos foram os únicos a conseguirem acompanhá-lo, e ainda tentaram um último suspiro nas voltas finais, porém sem sucesso.
Dessa forma, Salom comandou um quinteto espanhol correndo em casa, para a festa da torcida. Logo após o término, Viñales se dirigiu a um grupo de torcedores, pegou um surdo e começou a batucar junto com os fãs. O português Oliveira fechou a hegemonia ibérica no sexto posto, logo à frente do australiano Miller. Já o francês Alexis Masbou foi o vencedor de uma extenuante batalha entre o oitavo e o 16º posto.
Com a vitória, Salom recuperou a liderança na tabela de pontuação, indo para 127 pontos, cinco à frente de Viñales. Vice-líder, o competidor da Laglisse tem 21 de diferença sobre Rins. O alemão Jonas Folger, companheiro de Eric Granado na Aspar, não correu neste fim de semana, pois se recupera de um acidente de motocross, mas ainda ocupa o quarto lugar, com 63.
Único representante da equipe na prova, o brasileiro oscilou bastante na briga do pelotão entre a 17ª e 23ª posições, mas perdeu terreno no final e acabou cruzando a linha de chegada em 26º e penúltimo. A sétima etapa da Moto3 será o GP da Holanda, realizado no dia 29 de junho.
Resultado final – Barcelona:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Luis Salom (ESP/Ajo KTM) 22 voltas em 41min15s331
2º. Álex Rins (ESP/Monlau KTM) a 0s211
3º. Maverick Viñales (ESP/Laglisse KTM) a 0s634
4º. Álex Márquez (ESP/Monlau KTM) a 3s993
5º. Efrén Vázquez (ESP/Mahindra) a 6s243
6º. Miguel Oliveira (POR/Mahindra) a 9s295
7º. Jack Miller (AUS/Caretta RTG FTR-Honda) a 13s164
8º. Alexis Masbou (FRA/Ongetta FTR-Honda) a 21s174
9º. Zulfahmi Khairuddin (MAL/Ajo KTM) a 21s240
10º. Arthur Sissis (AUS/Ajo KTM) a 21s598



26º. Eric Granado (BRA/Aspar Kalex-KTM) a 1min12s896

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: