2 de nov. de 2012

Teste: Chevrolet dá um salto em distância com a nova geração do Malibu

Fotos: Divulgação
Teste: Chevrolet dá um salto em distância com a nova geração do Malibu
Sedã  tem clara evolução, com motores mais modernos e muito espaço


A guerra no segmento dos sedãs médio/grandes norte-americanos está mais forte do que nunca. Praticamente todos os concorrentes foram renovados e a Chevrolet não podia perder tempo na renovação do Malibu. A marca da gravata transformou o modelo num carro global, feito sobre uma nova plataforma – a Epsilon 2 – e irá vendê-lo não só nos Estados Unidos, mas também Coreia do Sul, China e Austrália, além da Europa e América do Sul. Inclusive no Brasil, onde deve marcar presença no estande da Chevrolet no Salão de São Paulo, de 24 de outubro a 4 de novembro.
O novo Malibu está maior, mais silencioso e eficiente do que nunca. Tudo para tentar trazer de volta os compradores que nos últimos anos preferiram levar para casa modelos japoneses, como Honda Accord e Toyota Camry.

O novo Malibu é mais um a apostar na redução do tamanho dos motores para melhor eficiência. O modelo aposentou as versões com propulsor V6 em troca de um moderno 2.0 turbinado, que ainda não está à venda – o também novo Ford Fusion usa a mesma estratégia. As variantes mais simples ganharam um novo 2.5 litros com injeção direta de combustível, que produz 200 cv e 26,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre um automático de seis marchas. Um dos pontos de destaque é o investimento em segurança passiva no modelo. São 10 airbags: dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para os joelhos dos ocupantes da frente. Além disso, controle de estabilidade e monitor de pressão dos pneus também fazem parte do pacote de série em todas as versões do sedã.


A plataforma Epsilon 2 fez do Malibu um carro enorme. A Chevrolet promete muito espaço interno, para cinco adultos viajarem com conforto. O interior também ganhou muito com a incorporação do sistema MyLink de entretenimento – com proposta semelhante ao Sync da Ford. O equipamento traz uma tela sensível ao toque de 7 polegadas parecida com um tablet, que controla o sistema de som, computador de bordo, ar-condicionado e outras funções. Além do MyLink, a lista de equipamentos é extensa. Itens como ar-condicionado de duas zonas, bancos com ajustes elétricos e rádio por satélite são de série mesmo na versão mais barata, a LS de US$ 23.150 – cerca de R$ 47 mil. A testada LT parte dos US$ 26 mil, ou R$ 53 mil. Além delas, ainda há a LTZ, de US$ 28.590, aproximadamente R$ 59 mil, que inclui acabamento mais luxuoso, bancos em couro e detalhes cromados na carroceria.

Definitivamente o novo carro supera seu antecessor. O visual é bem mais atraente, com elementos trazidos do esportivo Camaro. As linhas esportivas parecem colocar o carro de volta na linha Chevrolet – o antigo mostrava claros sinais de defasagem. Os traços, no entanto, ainda são relativamente simples e parecem acentuar o tamanho do carro. A lateral tem poucos elementos marcantes, reservados à traseira do sedã – ornada por quatro lanternas quadradas. A frente traz faróis mais estreitos e a enorme grade que caracteriza os lançamentos mais recentes da marca. O novo modelo deve chegar às concessionárias brasileiras apenas em 2013, mas ainda existem exemplares da versão antiga do sedã – lançada no Brasil em 2010 –, com preço sugerido de R$ 99.990. 


Primeiras impressões

Divã americano

Cidade do México/México – Por ser um carro consideravelmente grande – são 4,86 m de comprimento – e pesado, com 1.577 kg, a realidade é que não se deve esperar de um Malibu um comportamento dinâmico muito brilhante ou ágil. No entanto, ele ainda está longe de ser frustrante. O câmbio tem relações curtas, entre primeira e terceira marcha, o que faz o Malibu se mover com a desenvoltura necessária.

Suas melhores características são a suavidade de funcionamento e silêncio a bordo. O isolamento acústico é dos melhores e filtra muito bem ruídos de rua e os produzidos pelo próprio carro. A suspensão compactua com a sensação de conforto no interior. As imperfeições do solo são ignoradas pelos ocupantes e todo o conjunto parece acertado para deslocamentos suaves e com economia máxima de combustível. O sistema MyLink é muito simples de usar e descomplica bastante o dia-a-dia com o carro.

Na estrada, o modelo se mostra muito à vontade em velocidade de cruzeiro e rodovias planas. Mas o mesmo não acontece quando o caminho fica sinuoso. O acerto da suspensão é inadequado a qualquer tipo de condução mais esportiva e o Malibu assume sem cerimônias sua faceta de “banheira” norte-americana. Melhor mesmo é usá-lo como um competente carro de passeio que é.


Ficha Técnica

Chevrolet Malibu LT 2.5

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 2.457 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 200 cv a 6.300 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,4 segundos.
Velocidade máxima: 220 km/h.
Torque máximo: 26,4 kgfm a 4.400 rpm.
Diâmetro e curso: 88,0 mm x 100,8 mm. Taxa de compressão: 11,3:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo four link, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 235/50 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,86 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,46 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos nos bancos frontais de série.
Peso: 1.539 kg.
Capacidade do porta-malas: 545 litros.
Tanque de combustível: 73 litros.
Produção: Detroit, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, vidros e travas elétricos, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, direção elétrica, freios ABS, controle de estabilidade, airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos nos bancos frontais, controle de estabilidade ESP, desembaçador traseiro, alarme com comando à distância, rádio CD/MP3/USB/Bluetooth com tela sensível ao toque de 7 polegadas, leds de iluminação diurna, espelhos elétricos, revestimento interno em tecido claro, conta-giros e relógio no painel.
Preço nos Estados Unidos: US$ 26 mil, cerca de R$ 53 mil.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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