2 de nov. de 2012

F-1- Webber enfrenta novos problemas, mas segue otimista; veja declarações

Australiano perdeu tempo de pista nesta sexta-feira por causa de uma falha no Kers, assim como na Índia

Mark Webber, da Red Bull, no circuito de Yas Marina (Foto: Karim Sahib/AFP)Mark Webber, da Red Bull, no circuito de Yas Marina (Foto: Karim Sahib/AFP)
RED BULL
Sebastian Vettel: 3º (1min44s050) e 1º (1min41s751)
Mark Webber: 5º (1min44s542) e 4º (1min42s466)
Mais rápido da sexta-feira e favorito a mais uma pole position, Sebastian Vettel preferiu manter a cautela após os treinos de sexta-feira em Abu Dhabi e disse que a McLaren segue sendo uma ameaça.
No outro carro da Red Bull, Mark Webber teve um dia mais complicado. Assim como no último GP da Índia, ele teve novos problemas no Kers que limitaram a sua quilometragem. Mesmo assim, o australiano manteve o seu otimismo para o final da semana.

“Nunca ajuda perder tempo de pista durante os treinos, mas não é uma grande coisa. A pista vai mudar um pouco da atual condição, mas não muito. Estava boa logo de cara. Vamos consertar tudo hoje à noite e estaremos de volta amanhã.”
McLAREN
Lewis Hamilton:
1º (1min43s285) e 2º (1min41s919)
Jenson Button:
2º (1min43s618) e 3º (1min42s212)
Líder na sessão de abertura em Abu Dhabi, Lewis Hamilton preferiu evitar o otimismo e apontar Sebastian Vettel como favorito à pole position. O campeão mundial de 2008 destacou os problemas do MP4-27 com os pneus macios e disse que dificilmente conseguirá superar a Red Bull na classificação.
Jenson Button, por sua vez, comemorou a evolução do time no Oriente Médio. Ele aprovou o ritmo de corrida da McLaren, embora tenha indicado, como Hamilton, que o MP4-27 demorou muito tempo para render com os pneus macios.
LOTUS
Kimi Raikkonen:
10º (1min45s422) e 6º (1min42s532)
Romain Grosjean:
14º (1min45s743) e 5º (1min42s500)
Pessimista na maioria das vezes, Kimi Raikkonen surpreendeu ao se mostrar impressionado com o potencial do E20 em Abu Dhabi, ainda que a adaptação ao novo sistema de escape da Lotus não tenha sido a ideal. “O tempo de volta pareceu bom. Estou surpreso com nosso bom tempo de volta, ainda que o carro não tenha sido muito agradável de pilotar. Espero que possamos melhorar, o que pode nos deixar ainda mais próximos [dos líderes] do que hoje [sexta-feira]. Diria uns 0s4, se tudo certo”, disse o finlandês.
Ainda sem contrato renovado para 2013, Romain Grosjean acredita que a Lotus possa brigar com as equipes grandes neste fim de semana. “Ainda podemos melhorar nosso tempo de volta. Não fiz a melhor marca da minha vida com os pneus macios, então ainda podemos evoluir um pouco. Bater os carros à frente de nós será difícil, mas tentaremos, não? Temos algumas atualizações que funcionaram bem, então acho que vamos mantê-las”, explicou o francês.
FERRARI
Fernando Alonso:
4º (1min44s366) e 7º (1min42s587)
Felipe Massa:
11º (1min45s567) e 8º (1min42s823)
Fernando Alonso não concedeu coletivas nesta sexta-feira e pouco comentou seu plano de trabalho na entrevista habitual ao site oficial da Ferrari.
Felipe Massa, por sua vez, disse que a Ferrari continua lenta em ritmo de classificação, embora tenha destacado o bom desempenho do F2012 em trechos longos. Para Massa, a hierarquia de forças em Abu Dhabi só poderá ser delimitada após o treino classificatório do sábado.
Felipe Massa, com sua Ferrari em Abu Dhabi (Foto: Marwan Naamani/AFP)
WILLIAMS
Pastor Maldonado:
7º (1min45s115) e 9º (1min42s998)
Valtteri Bottas:
9º (1min45s397) (*)
Bruno Senna:
11º (1min43s200) (*)
(*) Bottas participou do primeiro treino livre, Senna assumiu na sessão seguinte.
Pastor Maldonado se mostrou contente com o desempenho da Williams e acredita que terá condições de avançar à fase final do treino classificatório em Abu Dhabi. “Hoje foi muito bom, pois tudo deu certo. Nosso ritmo de corrida se mostrou rápido novamente, enquanto o de classificação, um pouco menos. Em comparação com o que os outros faziam na pista, no entanto, creio que ainda estamos competitivos. A classificação será importante aqui, pois as ultrapassagens são difíceis”, avaliou o venezuelano.
Bruno Senna também crê que poderá avançar ao Q3, embora tenha se queixado de uma frouxidão no pedal de freio que dificultou seu trabalho durante as sessões livres em Abu Dhabi. O brasileiro só avançou à fase decisiva do treino classificatório numa única ocasião em 2012, na prova de Hungaroring.
SAUBER
Sergio Pérez: 16º (1min45s811) e 10º (1min43s106)
Kamui Kobayashi: 13º (1min45s722) e 16º (1min43s689)
Sergio Pérez encerrou o dia de trabalho em Abu Dhabi confiante de que poderá disputar uma vaga na fase final da tomada de tempos deste sábado. “Foi um bom dia para mim. Completamos todo o nosso programa, então, foi muito positivo. Estou confortável com o balanço do carro e, além disso, acho que minha posição na segunda sessão é o que somos capazes aqui. Isso significa que o Q3 é possível.”
Kamuito Kobayashi ficou apenas em 16º na última sessão do dia e admitiu que ainda precisa encontrar o melhor caminho para o acerto de seu carro para o circuito de Yas Marina. “Eu com certeza tenho que trabalhar e melhorar o balanço do carro. No momento, não está certo, mas é apenas o primeiro dia em Abu Dhabi. A aderência na pista normalmente melhora muito aqui, o que deve ajudar.”
MERCEDES
Nico Rosberg: 8º (1min45s194) e 12º (1min43s200)
Michael Schumacher: 6º (1min44s694) e 14º (1min43s267)
Nico Rosberg explicou que a Mercedes utilizou os treinos livros desta sexta-feira, em Abu Dhabi, para experimentar novidades no carro. O alemão lamentou o desempenho do carro no circuito de Yas Marina e afirmou que terá que apostar na estratégia para conquistar pontos.
“Foi um bom dia de testes, e conseguimos avaliar muitas coisas diferentes. Infelizmente, ainda não temos um bom ritmo, mas espero chegarmos aos pontos com uma boa estratégia amanhã e no domingo.”
Michael Schumacher também não se mostrou muito otimista sobre o final de semana da equipe alemã e afirmou que o objetivo será terminar a corrida de domingo entre os dez primeiros, dentro da zona de pontuação.
“Vimos hoje no final do fia provavelmente onde estamos, então, é um cenário bem realista. No momento, estamos andando para terminar nos pontos, e este será o nosso objetivo no final de semana.”
FORCE INDIA
Nico Hulkenberg: 12º (1min45s587) e 13º (1min43s255)
Paul di Resta: 15º (1min43s578) (participou apenas da segunda sessão)
Jules Bianchi: 15º (1min45s769) (participou apenas da primeira sessão)
Mesmo sem saber com precisão como a Force India está em relação aos rivais em Abu Dhabi, Nico Hulkenberg explicou que não está satisfeito com o desempenho do carro da equipe no circuito de Yas Marina, e que o time precisará encontrar uma solução para o acerto.
“Ainda acho difícil saber onde nosso nível de desempenho está agora, mas provavelmente teremos que melhorar um pouco esta noite se quisermos brigar pelos pontos. O balanço do carro não está perfeito, então, precisamos trabalhar para nos aproximarmos do ponto ideal.”
Paul di Resta andou apenas na segunda sessão do dia, após ceder o seu lugar ao piloto reserva do time, Jules Bianchi, no primeiro treino. O escocês sofreu com problemas na Índia e recebeu da equipe um novo chassi para a etapa de Abu Dhabi.
“Acho que aprendemos muito nesta tarde, mas temos muito trabalho à frente para entendermos onde estamos e onde podemos melhorar. Aderência nas curvas de baixa e média velocidade é o mais importante nesta pista e é nisso que vamos focar esta noite.”
Lewis Hamilton e Paul di Resta, em Abu Dhabi (Foto: Dimitar Dilkoff/AFP)
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
17º em ambas as sessões (1min46s649 e 1min44s260)
Jean-Éric Vergne:
18º em ambas as sessões (1min46s708 e 1min45s005)
De contrato renovado com a equipe satélite da Red Bull, Daniel Ricciardo admitiu o ritmo fraco do STR7 nos treinos livres de Abu Dhabi. Em sua primeira temporada completa na F1, o australiano não avança à fase decisiva do treino classificatório desde o GP do Bahrein, no início do ano. “No início do primeiro treino livre, a falta de aderência não era um problema, mas conseguimos melhorar o carro entre as duas sessões. Em trechos curtos, o carro estava bom, mas nos longos, não fomos tão bem-sucedidos”, disse Ricciardo.
Jean-Éric Vergne, que também continuará na equipe ítalo-austríaca em 2013, reclamou da falta de pressão aerodinâmica no carro. “Foi um dia legal, mas à tarde tive um problema no carro que me fez perder tempo de pista. Parecemos sofrer de uma total falta de desempenho, o que tem a ver, eu creio, com pouca pressão aerodinâmica. Já estivemos numa situação semelhante na sexta-feira e conseguimos nos recuperar no sábado e especialmente no domingo. Temos de trabalhar duro hoje à noite para seguir em frente.”
CATERHAM
Heikki Kovalainen:
19º (1min47s418) e 20º (1min45s782)
Giedo van der Garde:
24º (sem tempo) (*)
Vitaly Petrov:
19º (1min45s245) (*)
(*) Van der Garde participou do primeiro treino livre e Petrov assumiu na sessão seguinte.
Heikki Kovalainen se disse contente com o trabalho da Caterham no primeiro dia de atividade em Abu Dhabi. Em sua melhor volta do dia, o finlandês ficou a 0s7 da Toro Rosso de Jean-Éric Vergne.  “Na primeira sessão, testamos uma série de novas peças, e na segunda, fizemos comparações com elas, assim como experimentar o desempenho dos pneus macios e um stint mais longo no fim da sessão. A chave para liberar o potencial das atualizações é encontrar o acerto certo”, afirmou Kovalainen.
Vitaly Petrov, que na primeira sessão teve de ceder sua vaga ao holandês Giedo van der Garde, diz ter encontrado um equilíbrio certo para o carro em Abu Dhabi. “Na minha primeira saída, tivemos alguns problemas de dirigibilidade, então fizemos algumas alterações mecânicas e vimos uma imediata evolução no trecho seguinte. No momento que coloquei os pneus macios, o carro ficou mais rápido a cada volta e acho que encontrei um equilíbrio certo para nós aqui”, disse Petrov, a apenas 0s2 das Toro Rossos.
MARUSSIA
Timo Glock:
20º (1min47s891) e 21º (1min46s589)
Max Chilton:
22º (1min48s887) (*)
Charles Pic:
22º (1min46s671) (*)
(*) Chilton participou do primeiro treino livre e Pic assumiu na sessão seguinte.
Timo Glock avaliou sua sexta-feira em Abu Dhabi como “típica” e se queixou do tráfego no segundo treino livre, quando toda vez perdia tempo de volta atrás de Vitaly Petrov, da Caterham. “Tive problema enquanto testava os pneus macios, pois todas as vezes, me encontrava com Petrov no último setor, o que me tirava tempo. Testamos diferentes configurações de acerto e temos de analisar a informação que reunimos para assegurar a opção certa para o fim de semana”, analisou o alemão.
Charles Pic elogiou a pista encravada no litoral do Golfo Pérsico e espera manter o “bom trabalho apresentado na Índia”. No primeiro treino, o francês cedeu sua vaga ao novato Max Chilton, 22º mais rápido na sessão. “Na primeira parte do segundo treino livre, me acostumei com a pista – bem rápido, na verdade – e me preparei para a classificação e a corrida, ajustando-me às mudanças de temperatura e de claridade. Não estamos onde gostaríamos ainda, então espero que avancemos amanhã [sábado].”
HRT
Pedro de la Rosa: 21º e 23º
Narain Karthikeyan: 24º (participou apenas da segunda sessão)
Ma Qing Hua: 24º (participou apenas da primeira sessão)
Pedro de la Rosa ficou satisfeito com o trabalho realizado pela HRT nesta sexta-feira e destacou os vários testes que a equipe realizou durante os treinos livres para encontrar o melhor acerto para a pista de Yas Marina.
“O objetivo inicial era encontrar um bom balanço para o carro e conseguimos isso rápido. Então focamos em testar diferentes configurações para ver onde estávamos para otimizar o resfriamento dos freios. Nosso ritmo é bom e os testes que fizemos com os freios não foram ruins, então, ainda existe espaço para melhorar.”
Em sua estreia em Abu Dhabi, Narain Karthikeyan admitiu que ficou um pouco surpreso com as características do circuito de Yas Marina e que irá trabalhar no acerto de seu carro no terceiro treino livre, no sábado, antes da tomada de tempos.
“Eu não conhecia a pista antes e é mais exigente e técnica do que eu esperava, tanto fisicamente quanto para o carro, pois tem muita aderência. Hoje, o objetivo era simplesmente andar o máximo possível e amanhã vamos focar em ajustar os menores detalhes para a classificação.”

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem. Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012 http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário: