O Mustang Boss 302 Laguna Seca era o senhor absoluto dos muscle cars de pista, esta espécie tão contraditória quanto divertida. Mas assim como algumas estrelas do esporte olímpico, seu reinado não é infinito. Todos saúdem o novo rei da velocidade servida com bacon, o Camaro 1LE.
A Chevrolet começou ao reviver o pacote 1LE do Camaro (originalmente lançado em 1988 para pilotos da Pro-Am) em 2010, quando, como a própria marca admitiu, o Camaro corria feito um porco gordo. Pilotos amadores exigiram uma forma de curar a tendência ao subesterço inerente do carro e, ao longo de dois anos, a Chevy desenvolveu o excepcional Camaro ZL1.
Mas muitas das melhorias do ZL1 foram desenvolvidas inicialmente na mula de testes do Camaro 1LE.
Agora o pacote 1LE é uma realidade, e pode ser empregado em qualquer Camaro SS com câmbio manual (ou seja, o Brasil está fora dessa). Nos EUA, o pacote custa por volta de 3.500 dólares (o equivalente a 7 mil reais) e inclui as rodas de 20 polegadas e pneus Goodyear Eagle Supercar G:2 do ZL1 – embora em vez de usar os gigantescos pneus traseiros 305/35 R20 do ZL1, a Chevrolet optou por usar medidas 285/35 R20, iguais aos dianteiros, para neutralizar ainda mais o comportamento do 1LE.
O alvo do 1LE é o atual ocupante do trono de melhor muscle de corrida, o Mustang Boss 302 Laguna Seca com seus 450 cv. Molas traseiras monotubo ajudam a reduzir a rolagem da carroceria e foram reguladas especialmente para a pista. Também foram adotadas barras estabilizadoras maiores na traseira. O V8 de 6,2 litros entrega 431 cv.
O 1LE vem com capô preto fosco, difusor dianteiro e spoiler traseiro diferentes do ZL1, mas as rodas são iguais. E as pinças dos freios são pintadas em vermelho. Elas são exatamente as mesmas do SS original, mas são mais bonitas e passam a impressão de serem melhores.
A Chevrolet tem bastante orgulho de seu novo Camaro 1LE, então foi decidido que mandariam um grupo de jornalistas para o Circuito de Gingerman, no Michigan, para provar para nós como esse carro é bom na pista. Custando 37.035 dólares (pouco menos de 80 mil reais), frete incluso, é bem mais barato do que o Boss 302 Laguna Seca, que custa 49 mil dólares (quase 100 mil reais), e a Chevrolet ainda diz que seu desempenho também é melhor.
Eu conheço bem o circuito de Gingerman e até fiz um comparativo entre o ZL1 e o GT500 lá há mais ou menos um mês, portanto estava ansioso para ver como o 1LE se sairia. A arma secreta do ZL1 é o controle magnético da suspensão, que transforma o arisco muscle car em um carro de corrida completo. Mas, por questões de custo, o 1LE não tem esse sistema. Será que mesmo sem suas armas, o 1LE conseguiria vencer a batalha?
A resposta é simples: sim.
A aderência é muito alta e o carro fica pregado no chão. É claro que eu desliguei o controle de tração e mesmo assim fiquei com o pé embaixo o tempo todo, de forma extremamente agressiva. A carroceria de fato rola mais do que no ZL1 e a suspensão magnética faz falta, mas o trabalho na suspensão e as barras estabilizadoras mais firmes mascaram bem esse problema.
A relação potência-aderência é bem equilibrada e o carro é muito divertido de pilotar. Mesmo alguém sem experiência de pista conseguiria domar e curtir essa máquia, que dá ao piloto o mesmo tipo de confiança que Phelps costuma mostrar na piscina, mesmo sabendo que já não vence toda vez.
O carro também subesterça mais do que o ZL1, especialmente em curvas mais rápidas, e eu desejei de verdade que os freios tivessem sido melhorados e não apenas pintados. Eles simplesmente não fazem jus à incrível dirigibilidade do carro, mas certamente não se trata de um problema crucial. As relações das marchas foram feitas para a pista e as trocas são curtas e precisas. Pelo preço, esse carro não tem um desempenho muito distante do ZL1.
O que tudo isso significa? Que o 1LE é para os caras que não podem pagar por um ZL1 mas também querem um pilotar um míssil na pista. Só 2% dos caras que compram um Camaro levam seu carro para a pista (essas estatísticas são confiáveis), mas esses 2% ficarão muito, muito felizes.
Como esse carro se comporta na rua, no dia-a-dia? Não sei dizer, porque não o testei assim. Mas na pista, ele cumpre tudo o que promete.
Para se ter uma noção, no Circuito Internacional da Virgínia ele é mais rápido do que um Audi R8 V10 2009 e um Cadillac CTS-V 2011. Fica só 0,3 segundo atrás do Shelby GT500 2011, que custa 18 mil dólares a mais. E a GM afirma que ele é 4,5 segundos mais rápido do que o Boss 302 Laguna Seca. E o pacote 1LE pode ser instalado nos modelos SS anteriores.
Se você quer um muscle car para track days ou algo assim, o 1LE, mais rápido e mais barato, parece ser a melhor escolha. Mas você seria um idiota ao descartar o Boss 302. Ambos são máquinas impressionantes e podem representar o american muscle pelo mundo todo de forma mais do que digna. Nesse primeiro confronto, declaro vencedor o Camaro 1LE. A pergunta é: será que o Boss 302 conseguirá virar o jogo e recuperar sua coroa? Será uma batalha épica, e esse é só o começo.
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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