Segundo o Autosport, FIA deve estipular novos limites de variação de torque já para o GP da Hungria
Depois de ser alvo de mais uma controvérsia em relação às
configurações de seu carro perante os comissários técnicos do GP da
Alemanha, disputado no último fim de semana, a Red Bull terá de mudar o
mapeamento do motor Renault a partir da etapa da Hungria, que acontece
no no próximo domingo. A informação é do site da revista inglesa
“Autosport”.
Segundo a publicação, a FIA deve emitir um comunicado nas próximas 48 horas, antes do início das atividades no circuito de Hungaroring, esclarecendo novos limites para o mapeamento das unidades.
Em Hockenheim, os comissários descobriram que a equipe de Sebastian Vettel e Mark Webber reduziu o torque do motor em níveis intermediários de rotação, medida que serviria para minimizar patinadas das rodas, mas, com o acelerador aberto por mais tempo, aumentaria também o volume de gases emitidos pelo escapamento, acarretando benefícios aerodinâmicos no difusor traseiro.
Alguns comissários chegaram a considerar que a alteração infringiu ao artigo 5.5.3 do Regulamento Técnico da categoria, mas o delegado técnico Jo Bauer avaliou que a configuração estava de acordo com as regras vigentes e, por isso, nenhuma punição foi aplicada.
No fim do ano passado, a entidade já havia imposto restrições ao mapeamento dos motores e ao direcionamento de ar ao difusor. Agora, de acordo com o “Autosport”, será estipulado um novo limite de 2% de tolerância ao torque, algo que se acredita estar dentro da variação utilizada pela Red Bull na Alemanha.
O dirigente do time, Christian Horner, minimizou a polêmica de Hockenhem e reiterou que o modelo RB8 está construído de acordo com o regulamento. “Infelizmente, quando se tem um carro veloz, é inevitável que surjam questionamentos. A F1 é um negócio competitivo”, disse.
“As regras são bem “preto no branco” e, olhando para as evidências e dados, os comissários ficaram totalmente satisfeitos. Esta é a natureza da F1 no fim do dia. É claro que sempre vai haver outros times para especular”, argumentou.
As novas limitações não devem gerar problemas muito grandes aos engenheiros da atual bicampeã de construtores, já que a escuderia poderia voltar o mapeamento às configurações utilizadas até o GP da Grã-Bretanha.
Segundo a publicação, a FIA deve emitir um comunicado nas próximas 48 horas, antes do início das atividades no circuito de Hungaroring, esclarecendo novos limites para o mapeamento das unidades.
Em Hockenheim, os comissários descobriram que a equipe de Sebastian Vettel e Mark Webber reduziu o torque do motor em níveis intermediários de rotação, medida que serviria para minimizar patinadas das rodas, mas, com o acelerador aberto por mais tempo, aumentaria também o volume de gases emitidos pelo escapamento, acarretando benefícios aerodinâmicos no difusor traseiro.
Alguns comissários chegaram a considerar que a alteração infringiu ao artigo 5.5.3 do Regulamento Técnico da categoria, mas o delegado técnico Jo Bauer avaliou que a configuração estava de acordo com as regras vigentes e, por isso, nenhuma punição foi aplicada.
No fim do ano passado, a entidade já havia imposto restrições ao mapeamento dos motores e ao direcionamento de ar ao difusor. Agora, de acordo com o “Autosport”, será estipulado um novo limite de 2% de tolerância ao torque, algo que se acredita estar dentro da variação utilizada pela Red Bull na Alemanha.
O dirigente do time, Christian Horner, minimizou a polêmica de Hockenhem e reiterou que o modelo RB8 está construído de acordo com o regulamento. “Infelizmente, quando se tem um carro veloz, é inevitável que surjam questionamentos. A F1 é um negócio competitivo”, disse.
“As regras são bem “preto no branco” e, olhando para as evidências e dados, os comissários ficaram totalmente satisfeitos. Esta é a natureza da F1 no fim do dia. É claro que sempre vai haver outros times para especular”, argumentou.
As novas limitações não devem gerar problemas muito grandes aos engenheiros da atual bicampeã de construtores, já que a escuderia poderia voltar o mapeamento às configurações utilizadas até o GP da Grã-Bretanha.
Fonte: tazio
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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