24 de jul. de 2012

F-1-Red Bull será forçada a mudar mapeamento do motor, diz site

Segundo o Autosport, FIA deve estipular novos limites de variação de torque já para o GP da Hungria

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Hockenheim (Mark Thompson/Getty Images)Sebastian Vettel, da Red Bull, em Hockenheim (Mark Thompson/Getty Images)

Depois de ser alvo de mais uma controvérsia em relação às configurações de seu carro perante os comissários técnicos do GP da Alemanha, disputado no último fim de semana, a Red Bull terá de mudar o mapeamento do motor Renault a partir da etapa da Hungria, que acontece no no próximo domingo. A informação é do site da revista inglesa “Autosport”.

Segundo a publicação, a FIA deve emitir um comunicado nas próximas 48 horas, antes do início das atividades no circuito de Hungaroring, esclarecendo novos limites para o mapeamento das unidades.
Em Hockenheim, os comissários descobriram que a equipe de Sebastian Vettel e Mark Webber reduziu o torque do motor em níveis intermediários de rotação, medida que serviria para minimizar patinadas das rodas, mas, com o acelerador aberto por mais tempo, aumentaria também o volume de gases emitidos pelo escapamento, acarretando benefícios aerodinâmicos no difusor traseiro.
Alguns comissários chegaram a considerar que a alteração infringiu ao artigo 5.5.3 do Regulamento Técnico da categoria, mas o delegado técnico Jo Bauer avaliou que a configuração estava de acordo com as regras vigentes e, por isso, nenhuma punição foi aplicada.
No fim do ano passado, a entidade já havia imposto restrições ao mapeamento dos motores e ao direcionamento de ar ao difusor. Agora, de acordo com o “Autosport”, será estipulado um novo limite de 2% de tolerância ao torque, algo que se acredita estar dentro da variação utilizada pela Red Bull na Alemanha.
O dirigente do time, Christian Horner, minimizou a polêmica de Hockenhem e reiterou que o modelo RB8 está construído de acordo com o regulamento. “Infelizmente, quando se tem um carro veloz, é inevitável que surjam questionamentos. A F1 é um negócio competitivo”, disse.
“As regras são bem “preto no branco” e, olhando para as evidências e dados, os comissários ficaram totalmente satisfeitos. Esta é a natureza da F1 no fim do dia. É claro que sempre vai haver outros times para especular”, argumentou.
As novas limitações não devem gerar problemas muito grandes aos engenheiros da atual bicampeã de construtores, já que a escuderia poderia voltar o mapeamento às configurações utilizadas até o GP da Grã-Bretanha.

Fonte: tazio
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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