24 de jan. de 2012

Endurance-Toyota terá dois protótipos LMP1 nas 24 Horas de Le Mans

Modelos TS030 também participarão do Mundial de Endurance; estreia será em Spa, no início de maio

Novo Toyota TS030 Hybrid
A Toyota anunciou nesta terça-feira a expansão de seu número de protótipos – um para dois – nas 24 Horas de Le Mans, durante o lançamento do modelo 2012.
A equipe japonesa realizou o anúncio do programa revisado ao lançar o híbrido LMP1 em Paul Ricard, na França. A Toyota afirmou que também poderá colocar os dois carros – chamados de TS030 híbridos – em algumas rodadas do novo Mundial de Endurance.

Nenhum piloto foi confirmado para a segunda vaga em Le Mans, mas Hiroaki Ishiura, piloto da F-Nippon e do Super GT, é o principal candidato após testar o novo cupê em Ricard, no início deste mês.
O primeiro TS030 completou vários quilômetros em Ricard durante um shakedown de três dias entre 11 e 13 de janeiro, que incluiu uma saída à noite. Alexander Wurz e Nicolas Lapierre, que dividirão uma vaga de piloto titular com Kazuki Nakajima, assumiram o volante ao lado de Ishiura.
“Os dois pontos fortes do nosso carro são a aerodinâmica e o sistema híbrido. O time de desenvolvimento na Toyota Motor Group (TMG) trabalhou muito duro para alcançar um conceito aerodinâmico otimizado baseado em testes de túnel de vento e CFD”, afirmou o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon.
“Julgando pelo feedback positivo que recebemos durante o plano, temos uma base muito boa para construir nas próximas semanas.”
Também foi confirmado que o TS030 estreará na segunda etapa do Mundial de Endurance em Spa, no dia 5 de maio, nas mãos da equipe Toyota Motorsport GmbH, de Colônia, responsável pelo desenvolvimento do novo chassi. A participação da equipe nas rodadas restantes do Mundial será confirmada em breve.
O motor do TS030 é um V8 de 3,4 litros normalmente aspirado, e não o propulsor da Super GT, usado pelas Lolas da Rebellion Racing, no ano passado. A máquina também usará supercapacitores em vez de baterias para armazenar energia do sistema regenerativo de frenagem.
A Toyota avaliará a recuperação da energia de partes da frente e do eixo traseiro e tomará a decisão do caminho a ser tomado no futuro próximo.
O híbrido TS030 segue a nomenclatura dos antigos modelos da Toyota para Le Mans. A máquina sucede o TS010, que correu entre 1991 e 1993 no Grupo C, e o TS20, o codenome interno para o modelo que disputou as 24 Horas na GT1, em 1998 e 1999.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
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