21 de mai. de 2013

Nascar:Nascar cogita adotar motores V6 turbo em nova geração de carros

Veículos que disputam a Sprint Cup devem ser mais leves no futuro, explica diretor da GM na categoria

Largada da etapa de Las Vegas de 2013 da Nascar Sprint Cup (Foto: AP Photo/Isaac Brekken)Largada da etapa de Las Vegas de 2013 da Nascar Sprint Cup (Foto: AP Photo/Isaac Brekken)

Embora tenha introduzido os carros Gen-6 apenas nesta temporada, as montadoras presentes na Nascar já projetam o desenho da linha Gen-7, que deve ser introduzida na categoria a partir de 2017.
Entre os planos discutidos para a nova geração de veículos, a ideia que mais chama a atenção é a adoção de motores V6 turbocomprimidos. A proposta foi lançada por Pat Suhy, diretor da GM (General Motors) na Nascar, em entrevista à publicação “Stockcar Engineering”.

“O que estamos discutindo agora é como vai ser o motor do carro Gen-7. Motor de injeção direta? V8? V6? Turbocomprimido? Tudo isso. Não estamos falando sobre a questão com detalhes no momento, vamos discutir isso de forma séria em breve e acho que nada está descartado”, revelou.

Ainda segundo a publicação, o chassi da Nascar pode ser reduzido, o que suscita a possibilidade de um projeto mais alinhado à formatação do DTM e da Super GT Japonesa, com a carroceria suavizada por partes de materiais compósitos.
“Podemos introduzir um novo carro e um novo motor juntos e torná-los mais relevantes aos produtos que vendemos hoje, isto é, carros menores, mais leves, com menor deslocamento e maior rendimento”, explicouu.
“Há várias formas de reduzir a massa dos carros como utilizar materiais compósitos ou outras coisas que não sejam de aço para a carroceria. As exigências do carro também mudam, isto é, se você reduzir a massa do veículo, você precisa tanto de gaiola? Há vários efeitos em cadeia nisso.”
O vice-presidente de competições da Nascar, Robin Pemberton, confirmou o início das discussões sobre o Gen-7, mas não deu maiores detalhes sobre o debate.
“Agora que lançamos o Gen-6, teremos espaço para trabalhar em outras coisas, seja na prancheta ou no software em coisas relativas ao carro Gen-7”, explicou o dirigente.
“Quando desenvolvemos o COT [Car of Tomorrow], seis ou sete anos atrás, já estávamos trabalhando no novo carro da Nationwide, e quando finalizamos o último, já estávamos produzindo o Gen-6.”

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: