Planta pode ser erguida em SP ou RJ
A Land Rover deve ser a quarta marca de luxo a construir
uma fábrica no Brasil. Segundo informações do jornal O Estado de S.
Paulo, a empresa pode fazer o anúncio oficial até o fim deste ano.
Quatro estados estariam na briga para sediar a planta, sendo que São
Paulo e Rio de Janeiro seriam os preferidos do presidente da Jaguar Land
Rover para a América Latina e Caribe, Flavio Padovan.
“O estudo da Jaguar Land Rover está bem avançado e até o final do ano devemos anunciar se teremos a fábrica no Brasil. Vamos caminhar para o lado mais positivo que negativo”, afirmou Padovan. Apesar do parecer favorável, a empresa ainda não definiu detalhes como o investimento, capacidade de produção e outras questões de infraestrutura.
O executivo, que também preside a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), admitiu que o novo regime automotivo Inovar-Auto, que elevou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos feitos fora do Brasil em mais de 30 pontos percentuais, foi determinante para que empresas como Audi, BMW e Mercedes-Benz – além da própria Land Rover – decidissem fabricar automóveis aqui.
"Em 2010, a fábrica (no Brasil) era um dos pontos fundamentais dentro do planejamento estratégico da companhia. Essa mudança do cenário, com a chegada do Inovar-Auto, alterou a estratégia e as decisões de todas as empresas foram aceleradas”, analisou Padovan.
Caso a Land Rover realmente decida construir uma fábrica no país, falta decidir também qual (ou quais) modelo será feito aqui. Freelander e Range Rover Evoque surgem como candidatos a ganhar cidadania brasileira.
“O estudo da Jaguar Land Rover está bem avançado e até o final do ano devemos anunciar se teremos a fábrica no Brasil. Vamos caminhar para o lado mais positivo que negativo”, afirmou Padovan. Apesar do parecer favorável, a empresa ainda não definiu detalhes como o investimento, capacidade de produção e outras questões de infraestrutura.
O executivo, que também preside a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), admitiu que o novo regime automotivo Inovar-Auto, que elevou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos feitos fora do Brasil em mais de 30 pontos percentuais, foi determinante para que empresas como Audi, BMW e Mercedes-Benz – além da própria Land Rover – decidissem fabricar automóveis aqui.
"Em 2010, a fábrica (no Brasil) era um dos pontos fundamentais dentro do planejamento estratégico da companhia. Essa mudança do cenário, com a chegada do Inovar-Auto, alterou a estratégia e as decisões de todas as empresas foram aceleradas”, analisou Padovan.
Caso a Land Rover realmente decida construir uma fábrica no país, falta decidir também qual (ou quais) modelo será feito aqui. Freelander e Range Rover Evoque surgem como candidatos a ganhar cidadania brasileira.
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