Assim, eles receberam de braços abertos a chance de ver Pocono de volta ao calendário em 2013. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, esta é uma pista muito mais ligada à Indy do que à Nascar, que corre duas vezes por ano lá.
O circuito foi construído durante a década de 60 e passou a receber provas em 1968, em uma primeira versão, com 0,7 milha de extensão. Em 1971, ele finalmente foi concluído seguindo seu projeto original, concebido especificamente para receber a Indy (na época ainda correndo junto com a Usac), com 2,5 milhas. O traçado, único, em forma de triângulo, foi idealizado por Roger Ward, bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis.
Suas três curvas foram inspiradas em circuitos típicos da categoria de fórmula, seguindo inclinação e raio: a primeira em Trenton, a dois em Indianápolis, e a três em Milwaukee. Assim, foi construída uma pista muito rápida e desafiadora, com três curvas bastante diferentes, que leva até hoje o apelido de “The Tricky Triangle” (o Triângulo Complicado, em tradução livre).
Para completar, instituiu-se as 500 Milhas de Pocono, que junto com as 500 Milhas de Indianápolis e da Califórnia (realizada no circuito de Ontario, fechado em 1980), formaram a Tríplice Coroa da Indy. Al Unser, em 1978, foi o único a conseguir vencer as três provas na mesma temporada.
Em 2013, a IndyCar está tentando justamente reativar esta ideia. Fontana substitui Ontario recebendo as 500 Milhas de Califórnia. A perda, talvez, seja em Pocono. A pedido da ESPN, para a prova poder entrar na grade transmissão, ela terá apenas 400 Milhas, rompendo com a tradição. De qualquer forma, a categoria tenta promover a disputa, com um prêmio de 1 milhão de dólares para quem conseguir levar as três provas. Como já venceu em Indianápolis, Tony Kanaan é quem busca essa conquista este ano.
Pocono seguiu no calendário da Indy de 1971 até 89. A Nascar também passou a organizar uma prova de 500 Milhas no autódromo, em 1974 e a pista se tornou uma das mais importantes dos Estados Unidos. Só que com o passar do tempo e a falta de investimentos e atualização da pista, o circuito começou a se tornar um dos mais perigosos da categoria de fórmulas, especialmente por suas fortes ondulações. Os acidentes mais fortes passaram a ser algo rotineiro. Além disso, durante a década de 80, o autódromo passou a enfrentar fortes dificuldades financeiras e quase foi à falência, especialmente depois da separação entre a Usac e a Cart (equipes da Indy).
Com toda esta crise, após a etapa de 89, Indy, na época comandada pela Cart, e os proprietários do circuito, não entraram em acordo sobre as condições do circuito (além disso, a prova estava dando prejuízo) e ficaram afastados por mais de 20 anos.
Uma das coisas que salvaram o circuito foi o apoio da Nascar, que manteve duas etapas de 500 Milhas no autódromo, apesar de sua defasagem em termos de segurança. Só que em 2010, a entidade também levantou dúvidas sobre a segurança, por causa de alguns acidentes mais fortes que aconteceram na prova. Diante da pressão, os proprietários do circuito investiram nos últimos anos em melhorias como recapeamento do circuito, novas barreiras de proteção mais modernas e asfaltamento de partes da seção interna, tornando as áreas de escape mais seguras.
De olho nas novidades, a Indy voltou a conversar com os representantes do autódromo até anunciarem, no final de 2012, que Pocono estava de volta ao calendário da categoria.
Confira neste vídeo algumas imagens de provas da Indy em Pocono
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