6 de jul. de 2013

F-1:Massa, 7º, aposta em tática alternativa para brigar por bom resultado

Brasileiro esclarece que, se continuasse com pneus macios durante o Q3, iria lutar no máximo pela quarta colocação no grid em Nurburgring


Felipe Massa com a F138 em Nurburgring (Foto: Studio Colombo/Ferrari)Felipe Massa com a F138 em Nurburgring (Foto: Studio Colombo/Ferrari)
 
Após o bom desempenho no treino classificatório deste sábado, quando liderou os dois primeiros segmentos e ficou à frente de Fernando Alonso na ordem de largada, Felipe Massa aposta na estratégia alternativa traçada pela Ferrari para obter um bom resultado no GP da Alemanha.

Em Nurburgring, a equipe de Maranello foi a única que avançou à parte decisiva da sessão com pneus médios. A ideia dos italianos é se beneficiar do rápido desgaste dos compostos macios – utilizados pelo restante dos pilotos no top 10 – durante o percurso para ganhar posições da concorrência.
Satisfeito com a sétima colocação no grid, Massa explica que, mesmo se continuasse com pneus macios durante o Q3, não teria ritmo para cobiçar posições melhores.
“Em termos de desempenho, foi uma boa classificação, mesmo que tenhamos optado por uma estratégia completamente diferente dos times que estão à nossa frente”, avaliou. “O carro andou bem e, com os pneus macios, fomos muito competitivos, bem mais do que em Silverstone, quando sofremos com ambos os compostos. Ainda assim, não iríamos nos classificar muito mais do que em quarto ou quinto”, transigiu o brasileiro, que pela terceira vez vai largar à frente de Alonso na temporada.

Justamente por conta do ritmo deficiente, Massa também acredita que a tática de largar com pneus médios era o “melhor caminho” para a Ferrari.
“Quando vi que terminei em primeiro no Q1 e no Q2, queria brigar até o fim, mas baseado na simulação realizada durante os treinos livres, vi que nossa opção [de poupar pneus macios] foi o melhor caminho”, avaliou o brasileiro, cujo melhor resultado em Nurburgring foi um segundo lugar em 2007.
“É difícil pensar que vamos ganhar posições de imediato ao sair com os pneus médios, mas ontem [sexta-feira] observamos que os macios se desgastam após poucas voltas e isso pode funcionar a nosso favor. Se o carro se comportar bem e tivermos uma boa prova, podemos conseguir um resultado realmente fantástico.”
O GP da Alemanha, em Nurburgring, vai ser disputado neste domingo, às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo.

 Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: