O Golf GTI VR6 chegou ao Brasil em 2003 em uma série limitada a 99 unidades — o que o torna bastante raro. Naturalmente, de vez em quando um deles aparece à venda na internet, como este carro das fotos. Não espere nenhuma pechincha, mas será mesmo que este valor é mesmo tão absurdo?
VR6, como vocês já devem saber, é o motor V6 que equipa alguns modelos da Volks desde os anos 90. Um V6 com ângulo tão pequeno entre as bancadas dos cilindros que pode usar um único cabeçote — e tem um ronco sensacional. Foi lançado em 1991 com 2,8 litros, 12 válvulas e 174 cv, equipando o Passat e o Corrado.
No Golf GTI, o VR6 recebeu comando duplo no cabeçote e 24 válvulas, e rendia saudáveis 200 cv e 27 mkgf de torque. Nos carros importados para o Brasil, o câmbio era manual de seis marchas, e a manopla em formato de bola de golfe era uma homenagem bacana ao primeiro Golf GTI de 1974. Os dados da fábrica informavam 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e velocidade máxima de 209 km/h.
Por dentro, o GTI VR6 vinha com bancos esportivos revestidos em couro (com aquecimento), botão para desligar o controle de estabilidade, e som com cd player e toca-fitas (uau!). Um toque esportivo eram as costuras em vermelho no volante e nos cintos de segurança — de resto, o interior era discreto e “all-business”, tradição nos VW. No entanto, do lado de fora, as duas portas denunciavam que não se tratava de um Golf qualquer.
O carro das fotos está anunciado no site Reginaldo de Campinas e, naturalmente, o valor não é muito amigável: são R$ 59 mil, o que a maioria dos entusiastas pode considerar um tanto salgado para um carro com dez anos de idade e 57.000 km rodados.
Neste caso, contudo, é interessante levar em consideração duas coisas. Primeiro, o VW Golf é um carro com admiradores fiéis e, queira-se ou não, os GTI e VR6 são carros bastante desejados.
Segundo, o Golf que é vendido atualmente pela Volkswagen (e está com os dias contados) não mudou praticamente nada desde 1999 — o interior é praticamente o mesmo, com um facelift do lado de fora. Hoje, um Golf básico (com motor 1.6 de 103 cv e câmbio manual de 5 marchas) custa a partir de R$ 52.160, enquanto o topo de linha Sportline (com motor 2.0 16v de 120 cv e câmbio Tiptronic) custa R$ 61.900.
Considerando que este VR6 tem quase o dobro da potência e custa pouco menos que o atual Golf de topo, talvez este não seja um negócio tão ruim assim. E, certamente, público para este carro não falta. O que você acha?
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