23 de jun. de 2013

Impressões clássicas: BMW 1602 “Neue Klasse”



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Se você algum dia tiver a oportunidade de dirigir um BMW Neue Klasse, não deixe passar. Mesmo 50 anos depois do lançamento eles continuam tão bons quanto dizem que são, se não melhores.

Eu sempre gostei muito destes carros. Gosto do visual atemporal, da história no automobilismo, de como eles colocaram a BMW no mapa e inspiraram uma infinidade de imitações e um novo gênero de automóveis que continua até hoje. Mas meu amor sempre foi platônico, porque eu nunca havia tido a chance de dirigir um.
Até agora. Um dos leitors do Jalop US tem um BMW 1602, e eu consegui convencê-lo a me deixar testá-lo e contar para vocês tudo sobre ele. Só havia um problema, ele me disse: o carro não estava original. Longe disso, na verdade.
Passei a tarde com Clay, o dono do 1602, e paguei um tanque cheio para ele. E então comecei a deslumbrá-lo com minhas incríveis habilidades ao volante e profundos conhecimentos da geografia de Washington, D.C. Tudo isso é verdade, menos a última frase.
Se você, por alguma razão, nunca ouviu falar da Neue Klasse, permita-me explicar. A linhagem começou no início dos anos 60 com o 1500, de 1,5 litro. Várias versões foram feitas até o fim dos anos 70, e o mais famoso é o potente 2002, de duas portas. Os Neue Kçasse são basicamente o que fez a BMW passar de uma simples fabricante regional alemã para a especialista em luxo e esportividade que eles são hoje.
Os motores eram pequenos no tamanho, mas entregavam potência respeitável para a época e os carros também eram bem compactos. E eram estilosos, práticos, extremamente divertidos de guiar, muito populares entre o público na época e recebiam elogios infindáveis da imprensa automotiva. Eles foram os precursores das série 3 e 5, e possivelmente os progenitores dos sedãs compactos esportivos como conhecemos hoje.
Os carros da Neue Klasse têm muitos fãs dedicados e leais até hoje, e Clay é um deles. O 1602 é seu quarto Neue Klasse. Ele o comprou em 2009. Seu daily driver é um E30, mas ele usa este carro para trabalhar na cidade de vez em quando.
O 1602 de Clay está em boa forma por dentro e por fora, embora ele mesmo admita que o carro é um amontoado de várias peças diferentes. O mais notável é o motor 1.8 M42 e a transmissão de um BMW 318is 1991 — que significa que este clássico tem injeção eletrônica. Ele trocou o motor e fez quase todo o trabalho sozinho.
Muitos donos de Neue Klasse têm carros com motores diferentes, então eu perguntei: por que não usar um seis-em-linha? O M42 é um bom motor, mas costuma ser esnobado pelos entusiastas de BMW.
Por vários motivos, Clay me contou. O seis cilindros deixaria a frente do 1602 muito pesada, e o M42, menor e mais girador, está mais alinhado com a identitade original dos Neue Klasse, que só tinham motores quatro cilindros.
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“Se encaixava no meu orçamento e no que eu queria fazer com o carro”, ele me disse. E ele tem certa razão. O motor e a transmissão podem ser mais novos, mas o carro como um todo transmite uma sensação, personalidade e experiência ao volante bem old school.
Então o 1602 de Clay (que, para mim, poderia ser considerado um 1802is ou algo assim) não é exatamente o que o original era, mas sem dúvida mereceu um test drive. Eu adoraria dirigir um totalmente original algum dia, mas devo admitir que o carro de Clay vai ser difícil de superar. E ele não planeja livrar-se dele tão cedo.
“Eu amo este carro”, ele diz. “É meu projeto perpétuo. Nunca vou vender este carro. É minha namorada, minha donzela”.
Mas não se preocupem, sua esposa leva tudo numa boa. E ela também dirige o E30.

Por fora

Que carro fantástico. Enquanto os americanos estavam fazendo aquele monte de banheiras com rabo de peixe, os alemães fizeram este compacto com visual clássico. É limpo, elegante e simples, mas muito bonito até hoje. Adorei o Hoffmeister kink na janela. E ouso dizer que a grade “duplo rim” nunca foi tão bonita. Nos modelos mais novos parece meio forçada. Sim, estou falando do Z4.
Clay disse que o carro foi repintado antes de ele o comprar, e que provavelmente a cor original era um creme. Gosto mais desta. Ela destaca o carro. Outros detalhe são as luzes de neblina na frente e o rack no teto, que Clay fez usando um futon velho. Bacana, não?

Por dentro

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Vamos começar por este belíssimo volante Nardi que Clay colocou no carro. É feito de madeira e metal. Nada de botões, airbag, borboletas, só madeira e metal. É deliciosamente simples e não, não é ajustável.
É uma boa indicação do que você encontra na cabine de um Neue Klasse — tudo o que você precisa, nada que você não precisa. O conta-giros, velocímetro e um mostrador que combina medidor de combustível e temperatura ficam acima do volante, e quase tudo está em alemão. Os faróis são acionados por um interruptor no painel, e a alavanca dos piscas fica do lado direito da coluna — algo a que meu cérebro burro não conseguiu se acostumar.
Há uma bom porta-objetos ao lado do painel e um pequeno porta-luvas. E só. É um carro estreito, mas nunca apertado.
Clay comprou bancos Recaro de época, forrados em tecido. Eles são confortáveis e oferecem bom apoio, mas não são tão agressivos como os modernos. Resumindo, o interior é um bom lugar pra passar o tempo.

Como anda

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É meio complicado, porque o motor é de um 318is dos anos 90 e não o original do carro. Mas dá para dizer que ele se encaixa muito bem no projeto e, mesmo sendo a peça mais nova do carro, decididamente passa uma sensação retrô.
O carro não pesa muito mais de 900 kg, assim o M42 de 138 cv é uma ferramenta motriz mais do que adequada. Não tem muito torque em baixas rotações, mas gosta de girar e pode ser um bom companheiro de diversão. É um motor que combina com o carro.

Freios

Agora, por mais que a gente fique gastando nosso latim para dizer o quanto os carros antigos são maravilhosos, podemos ser honestos e pelo menos admitir que os freios a tambor eram terríveis? Acho que ninguém sente falta deles. Clay reconhece isso, e trocou os tambores por discos nas quatro rodas. Eles também são uma mistura de peças de BMW, Volvo e Volkswagen, mas funcionam bem. Transmitem confiança e solidez, e fazem um bom trabalho parando o carro.
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Suspensão

Foi aqui que o pequeno Bimmer mostrou ao mundo do que é feito um sedã esportivo. A suspensão é decididamente firme e, embora seja bem divertida em uma estradinha do interior, dá para sentir cada calombo e buraco da estrada de um jeito muito mais forte do que em um carro moderno. Não vá esperando maciez de carro de luxo aqui.
Entretanto, quando você está só passeando pela cidade em velocidades moderadas, a suspensão fica surpreendentemente confortável. De novo, você sente tudo, mas nada que te faça bater os dentes. Esta é uma das razões para o carro ter sido um sucesso tão grande, pra começo de conversa — quando você quer fazer besteira, ele parece um carro esportivo, mas quando você anda de forma civilizada, as coisas ficam bem mais suaves.
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Dinâmica

Ainda que você precise se esforçar um pouco mais para virar o grande volante de madeira por causa da falta de assistência, o carro é bem intuitivo nas curvas. Ele faz exatamente o que você quer que ele faça. Não é difícil fazer a traseira dar uma escapada, mas os limites do BMW são fáceis de encontrar e de recuperar caso você os ultrapasse.
Fique extremamente impressionado com o comportamento do carro, mesmo depois de todos estes anos. Tem uma curva se aproximando e acha que não vai dar? Sem problema, pode se jogar na curva. O Neue Klasse dá conta. Isso é ainda mais verdadeiro em estradinhas rurais.
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Câmbio

O pedal é estranhamente alto, e demora um pouco para acostumar. Uma vez que eu consegui, não tive muitos problemas para operar o câmbio manual de cinco marchas.
Mais uma vez, é meio complicado avaliar porque o carro usa a transmissão do 318is, mas, mais uma vez, funcionou direitinho. Ele disse que o curso é meio longo, mas eu não achei. As trocas são sólidas e as marchas entram fácil. Fora a embreagem, nenhuma reclamação.
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Praticidade

Os Neue Klasse eram bem pequenos, mas eram mais práticos do que se poderia imaginar. O porta-malas é bem grande, o interior tem bastante espaço para a cabeça, os bancos dianteiros são confortáveis e o traseiro também não é apertado. A BMW fez um bom aproveitamento do espaço, e é fácil descobrir por que o carro é tão bom de usar no dia a dia. É bem mais prático do que, digamos, um esportivo de dois lugares da mesma época, e oferece emoções parecidas.
Acrescento que o carro é pequeno e fácil de manobrar e estacionar, o que o torna ótimo para ziguezaguear por uma cidade cheia de carros.

Personalidade

Personalidade? O 1602 tem personalidade saindo pelo ladrão! O visual clássico atraiu gente, perguntas e fotos de muita gente quando Clay e eu estávamos com ele pela cidade, e a maioria nem parecia ser de entusiastas. Fora toda a história do carro no automobilismo e tudo o que ele fez pela BMW.
Mas a melhor parte de dirigir um Neue Klasse é a experiência com o carro. Você fica íntimo da máquina, descobre como ela trabalha. Você ouve o carro. Você cheira o carro. Você sente o asfalto. E não precisa de um computador para ouvir o ronco do motor.
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E, com as janelas abaixadas em um dia agradável, porque não há ar-condicionado ou aquecedor, você conhece o mundo ao seu redor e vê como o carro interage com ele. É o oposto da experiência quieta, isolada, quase como um útero, que você tem nos carros modernos. E é maravilhoso. Você não dirige. Você pilota.
Sabe quando a gente fica reclamando sobre como os carros eram muito mais legais antigamente? Este aqui é um bom exemplo do porquê.

Bottom line

Rápido e rasteiro: é um daqueles carros que você precisa dirigir pelo menos uma vez antes de morrer. Duas ou mais, de preferência.
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Ficha técnica

Motor: quatro cilindros, 1,8 litro, gasolina
Potência: 138 cv a 6.800 rpm
Transmissão: manual de cinco marchas
Velocidade máxima: 185 km/h
Tração: traseira
Peso: 955 kg (estimados)
Lugares: cinco
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