Mesmo quem não gosta do Fiat Uno, seja por seu visual quadrado, pelo acabamento que foi ficando cada vez mais simples ao longo do tempo, ou por simples preconceito, reconhece uma coisa: o Uno Turbo i.e. foi um dos grandes esportivos que tivemos no Brasil. Por isso não estranhamos a transformação pela qual este Mille Economy passou. Conseguem perceber a diferença?
Por fora, a única coisa que o “diferencia” de um Mille Economy comum são as rodas, réplicas em menor escala das rodas originais do Stilo Abarth.
É debaixo do capô que está a surpresa: um motor 1.4 turbo.
Unos com motor 1.4 não são novidade — é só lembrar do Mille Fire 1.4 que apareceu por aqui há alguns meses. O próprio Uno Turbo usava um motor 1.4 da família Sevel que, com a ajuda do turbo, chegava a 118 cv e 17,5 mkgf de torque – números similares aos dos motores 2.0 da época. A base deste projeto foi o motor 1.4 do Punto, originalmente com 84 cv e 12,4 mkgf de torque que já fariam muito bem ao baixo peso do carro — pouco menos de 900 kg —, mas o proprietário parece ter pensado em algo mais forte e instalou também uma turbina no novo motor.
Com a turbina, um intercooler Supercooler e melhorias no sistema de arrefecimento, a potência e o torque subiram para 165 cv e 28 mkgf, respectivamente, aferidos em dinamômetro. Controlando o motor, agora há um módulo de injeção programável HIS (cujo controle fica escondido no porta-luvas). Para aguentar a cavalaria extra, os freios feitos para parar um pacato 1.0 deram lugar ao conjunto do Marea 2.4 – tornando funcional a adoção de um jogo de rodas maiores.
O vendedor pede R$ 27.800, e afirma que as modificações custaram cerca R$ 19 mil. Um Mille Economy 2013, na versão de quatro portas, motor 1.0 de 66 cv (etanol) e o mesmo pacote Celebration que equipa este Mille com ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica, sai por R$ 28.380. Sem guiar o carro não podemos dizer nada a respeito da qualidade da montagem, mas seria interessante dar sustos em carros maiores e mais potentes com este Mille turbinado.
O que acharam?
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário