29 de mai. de 2013

PEUGEOT 208 GTI FAZ JUS À SIGLA DE ESPORTIVIDADE?

Dirigimos a versão apimentada do francês em um autódromo; veja como se saiu o hot hatch que pode vir ao Brasil em 2014

Peugeot 208 GTi (Foto: Renato Aspromonte/ Autoesporte)

O tão esperado Peugeot 208 GTi marca o retorno de um ícone esportivo europeu, que iniciou sua carreira na década de 80 com o mítico 205 GTi. Tivemos a oportunidade de acelerar a novidade no sul de Portugal e conferir se ela faz jus à famosa sigla.

Chegar perto do 208 GTi já faz aumentar seu batimento cardíaco, suas veias dilatam, suas pupilas abrem! Se esteticamente um convencional 208 já agrada, na versão GTi você não sabe para onde olhar; o modelo apresenta detalhes exclusivos em todos os ângulos. Ao entrar, esqueça tudo o que você já viu. O carro dá um banho em seus concorrentes - claro que a nova arquitetura da Peugeot já surpreende nas demais versões do 208, contudo no GTi o acabamento é cuidado nos mínimos detalhes. O painel tem revestimento de couro, contrastando com apliques plásticos de boa qualidade imitando aço escovado. Há ainda itens com acabamento “black piano”, num degradê com o vermelho. Parece estranho, mas ficou muito bonito.
Peugeot 208 GTi (Foto: Renato Aspromonte/ Autoesporte)
O pulo do leão

O carro é bem rápido nas acelerações e retomadas - medimos 6,7 segundos na tomada de 0 a 100 km/h. Sob o capô, ele tem o conhecido 1.6, com injeção direta e turbo, feito em parceria com a BMW. Ele foi trabalhado para render 200 cavalos de potência de 5.800 a 6.800 rpm, além de ótimos 28 kgfm de torque entre 1.700 e 4.500 rpm. Força de sobra para os 1.400 kg do hot hatch.
O ronco do motor empolga. Na pista do Autódromo Internacional do Algarve, a fila de 208 GTi era guiada por um Peugeot RCZ, acelerando por um circuito aberto, com algumas retas e muitas curvas. Dinamicamente, o carro se portou muito bem, sem dar sustos nas curvas mais fechadas. A suspensão rebaixada é muito bem acertada. Auxiliada pelas belas rodas de aro 17 e pelo eficiente pneu Michelin Pilot de baixo perfil, ela garante boa diversão.
Na Europa o 208 GTi não terá a vida fácil, afinal seus concorrentes também são de peso e merecem todo o respeito! Ford Fiesta ST, Renault Clio RS, Fiat Punto Abarth, Opel Corsa OPC, Citroen DS3, Volkswagen Polo GTi... Em Portugal, o 208 GTi 1.6 THP de 200 cv da versão avaliada custa 24.950 euros. E no Brasil? A Peugeot estuda ter uma versão esportiva do 208 em 2014. Pode mandar da França o legítimo GTi ou fazer uma versão um pouco mais mansa em Porto Real (RJ). Os puristas torcem pela primeira opção.

Peugeot 208 GTi (Foto: Renato Aspromonte/ Autoesporte)

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