Dirigimos a versão apimentada do francês em um autódromo; veja como se saiu o hot hatch que pode vir ao Brasil em 2014
O tão esperado Peugeot 208 GTi marca o retorno de um ícone esportivo europeu, que iniciou sua carreira na década de 80 com o mítico 205 GTi. Tivemos a oportunidade de acelerar a novidade no sul de Portugal e conferir se ela faz jus à famosa sigla.
O carro é bem rápido nas acelerações e retomadas - medimos 6,7 segundos na tomada de 0 a 100 km/h. Sob o capô, ele tem o conhecido 1.6, com injeção direta e turbo, feito em parceria com a BMW. Ele foi trabalhado para render 200 cavalos de potência de 5.800 a 6.800 rpm, além de ótimos 28 kgfm de torque entre 1.700 e 4.500 rpm. Força de sobra para os 1.400 kg do hot hatch.
O ronco do motor empolga. Na pista do Autódromo Internacional do Algarve, a fila de 208 GTi era guiada por um Peugeot RCZ, acelerando por um circuito aberto, com algumas retas e muitas curvas. Dinamicamente, o carro se portou muito bem, sem dar sustos nas curvas mais fechadas. A suspensão rebaixada é muito bem acertada. Auxiliada pelas belas rodas de aro 17 e pelo eficiente pneu Michelin Pilot de baixo perfil, ela garante boa diversão.
Na Europa o 208 GTi não terá a vida fácil, afinal seus concorrentes também são de peso e merecem todo o respeito! Ford Fiesta ST, Renault Clio RS, Fiat Punto Abarth, Opel Corsa OPC, Citroen DS3, Volkswagen Polo GTi... Em Portugal, o 208 GTi 1.6 THP de 200 cv da versão avaliada custa 24.950 euros. E no Brasil? A Peugeot estuda ter uma versão esportiva do 208 em 2014. Pode mandar da França o legítimo GTi ou fazer uma versão um pouco mais mansa em Porto Real (RJ). Os puristas torcem pela primeira opção.
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Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
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