Terceira geração do médio desembarca com motores atualizados, o que inclui injeção direta para o mais caro
A Ford prepara lançamento do novo Focus para setembro, pouco depois do lançamento do New Fiesta sedã em julho e próximo da chegada do novo Fusion Hybrid. O modelo de terceira geração é produzido na fábrica argentina de Pacheco, de onde virá em três versões.
Os níveis de acabamento vão espelhar a nomenclatura usada no New Fiesta, S, SE e Titanium, como no exterior e também conforme os carros exibidos no Salão de São Paulo, em outubro último. Segundo apuramos, a Ford ainda não definiu se lançará o hatch e o sedã ao mesmo tempo. Mas, de acordo com uma fonte, ainda que sejam lançados simultaneamente, o três volumes deve ser mais trabalhado na campanha. Não é por acaso, já que o sedã é justamente o modelo menos vendido no mix atual do Focus, enquanto o hatch ainda mantém a liderança entre os médios do tipo. A station wagon está descartada por enquanto, conforme adiantamos. O novo Focus será o principal destaque da Ford para o Salão do Automóvel de Buenos Aires, que abre as portas no próximo dia 20 de junho.
Os motores serão os mesmos Sigma 1.6 16V e Duratec 2.0 16V usados pelo Focus atual, mas nem por isso deixarão de ser atualizados. O motor menor ganha comandos de válvulas variáveis em abertura e fechamento, como o New Fiesta, e passa a gerar 125/130 cv de potência. Já o mais potente repete as tecnologias do renovado Sigma 1.6 16V, como o Duratec vendido lá fora, além de adotar o sistema de partida a frio sem tanquinho. Como o 2.0 16V Ti-VCT E85 (calibrado para 85% de etanol e 15% de gasolina) vendido no Focus norte-americano, o modelo argentino contará com injeção direta (será o primeiro carro da sua categoria produzido no MERCOSUL com o equipamento e também o primeiro flex capaz de lidar com 100% de etanol).
Com isso, o rendimento não deve ficar muito distante dos 160 cv que gera lá fora. E deve até superá-lo, segundo revelou fonte ligada ao fabricante, que também antecipou que o 1.6 Ecoboost (turbo com injeção direta) de 180 cv está fora dos planos, como adiantamos. O câmbio manual de cinco marchas permanece o mesmo, porém o automático seqüencial de quatro marchas dará lugar ao novo Powershift de dupla embreagem e seis velocidades (sem borboletas no volante). As tecnologias vão além da mecânica e incluem até a opção por assistente automático de balizas, entre outros itens.
E o EcoSport?
As novidades mecânicas não serão adotadas de pronto pelo EcoSport, porém isso não tardará a acontecer, revelou outra fonte ligada ao fabricante. Podemos esperar novidades para o primeiro semestre de 2014, bem a tempo de enfrentar uma nova safra de modelos do mesmo porte, que inclui o Peugeot 2008 e Chevrolet Tracker. A reforma estilística do crossover compacto, contudo, demorará um pouco mais. O tapa de estilo pode acompanhar algumas novidades em relação aos itens, entre elas as borboletas para mudanças de marcha para o modelo 2.0 16V Powershift.
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Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
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