21 de abr. de 2013

F-1:Vettel define nas primeiras voltas e vence com folga o GP do Bahrein

Tricampeão chegou à 2ª vitória no ano e abriu dez pontos na liderança da tabela; Kimi e Grosjean colocaram as Lotus no pódio, enquanto Massa, com problemas, foi o 15º

Sebastian Vettel lidera Nico Rosberg e Fernando Alonso no Bahrein (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)Sebastian Vettel lidera Nico Rosberg e Fernando Alonso no Bahrein (Foto: AP Photo/Hassan Ammar)
Com uma postura bastante agressiva nas primeiras três voltas da corrida, Sebastian Vettel despachou rapidamente seus principais adversários e partiu para uma atuação de domínio no GP do Bahrein, quarta etapa da temporada 2013 da F1.

O tricampeão alemão havia largado da segunda posição neste domingo, mas foi superado pelo rival Fernando Alonso ainda na largada. Sem perder tempo, ele deu o troco no espanhol ainda na volta de abertura, superando depois o pole Nico Rosberg, na terceira passagem.
O piloto da Red Bull foi soberano a partir de então, abrindo confortável vantagem para vencer pela segunda vez no ano e 28ª na carreira, isolando-se como o sexto maior vencedor da história da categoria.

Agora, Vettel possui 77 tentos marcados, dez a mais do que o vice-líder, Kimi Raikkonen, que novamente partiu para uma tática de pitstop a menos e foi contemplado com um segundo lugar, sua terceira presença no pódio na temporada.
Romain Grosjean roubou a terceira colocação de Paul di Resta nas voltas finais e garantiu as duas Lotus no pódio, voltando à cerimônia de premiação pela primeira vez desde o GP da Hungria do ano passado. O escocês terminou em um excepcional quarto lugar para a Force India, seguido por Lewis Hamilton, Sergio Pérez, em uma atuação bastante combativa pela McLaren, e Mark Webber.
Fernando Alonso enfrentou problemas na asa móvel, teve de fazer uma parada extra nos boxes e terminou em oitavo. Já Felipe Massa sofreu dois furos de pneu, que comprometeram totalmente sua corrida e o deixaram em 15º no resultado final.
A próxima etapa da F1 será o GP da Espanha, que está marcado para o dia 12 de maio, no circuito de Barcelona.
VOLTA-A-VOLTA
1ª volta: com temperatura ambiente 29°C e a da pista, em 42°C, é dada a largada. Alonso toma a segunda posição de Vettel, enquanto Massa perde a quarta para Di Resta. Depois, o brasileiro sofre um toque de Adrian Sutil, que danifica tanto o carro do brasileiro quanto o do alemão. O competidor da Force India leva a pior, é obrigado a parar e fica para trás. Vettel dá o troco na curva 7 em cima de Alonso, retomando a vice-liderança.
3ª volta: Vettel continua a mostrar uma postura agressiva e, depois de atacar de forma incisiva, toma a liderança de Rosberg na saída da curva 4.
Vettel lidera pelotão com Rosberg, Alonso, Di Resta, Massa, Webber e Button no começo do GP do Bahrein (Hassan Ammar/AP Photo)
Vettel lidera pelotão com Rosberg, Alonso, Di Resta, Massa, Webber e Button no começo do GP do Bahrein (Hassan Ammar/AP Photo)
5ª. volta: agora é Alonso quem ultrapassa Rosberg pelo segundo lugar, dessa vez usando a asa móvel na reta principal.
6ª. volta: Di Resta também se beneficia do DRS para ultrapassar Rosberg na reta e entrar na zona de pódio, em terceiro.
7ª. volta: Alonso começa a sofrer com um problema na asa móvel, que fica presa no modo aberto. A equipe resolve antecipar seu primeiro pitstop para tentar solucionar o problema.
8ª. volta: a asa de Alonso continua a não fechar depois de aberta e o bicampeão espanhol tem que retornar aos pits, retornando em 15º. Agora, a Ferrari opta por fechar o dispositivo de vez e ordena que o bicampeão não o acione mais ao longo da corrida. Webber e Grosjean entram nos boxes para a primeira troca de pneus.
9ª. volta: Massa supera Rosberg e assume o terceiro lugar. O germânico vem para os boxes para trocar seu jogo médio pelo duro, assim como Button.
10ª. volta: Vettel entra nos boxes, colocando pneus duros. Ele volta em quarto, atrás de pilotos que ainda não pararam. Massa também troca seu jogo de duros por um outro de tarja laranja. Já Pérez e Lewis Hamilton se livram dos compostos médios.
14ª. volta: Di Resta, que liderava provisoriamente, faz o seu primeiro pitstop. Vettel já aparece em segundo, e apresenta ritmo muito mais veloz do que qualquer outro competidor.
15ª. volta: Vettel nem espera a parada de Raikkonen e ultrapassa o finlandês para reassumir a liderança na pista.
16ª. volta: Raikkonen faz enfim sua primeira troca, colocando pneus duros.
17ª. volta: o pneu traseiro direito de Massa se desintegra e o brasileiro tem que procurar os boxes para fazer uma parada extra, colocando pela primeira vez um jogo de compostos médios. Ele retorna à pista em 14º.
20ª. volta: com uma manobra por fora na curva 1, Button ultrapassa Rosberg e assume o terceiro lugar. Grosjean aproveita o embalo e também despacha o alemão da Mercedes na curva 4. Perdendo rendimento, Nico abre a segunda janela de paradas, colocando novamente pneus duros.
21ª. volta: Webber e Button também procuram os boxes para um novo jogo de compostos de banda laranja. Após a parada, o australiano retorna exatamente atrás de Alonso, o oitavo, e supera o espanhol sem dificuldades na reta principal.
24ª. volta: Button, Rosberg e Pérez disputam posição de forma intensa, formando uma linha tripla na freada da reta principal. O mexicano leva a melhor, mas continua pressionado. Alonso faz sua terceira visita aos boxes, sendo a segunda para trocar pneus.
25ª. volta: Vettel realiza seu segundo pitstop e coloca mais uma vez os tipos duros de borracha. Como já tinha mais de 20 segundos de vantagem na liderança, o alemão retorna ainda na ponta da prova.
27ª. volta: Di Resta ultrapassa Grosjean pelo segundo lugar na curva 1. O francês da Lotus aproveita a queda de ritmo e parte para sua segunda parada, trocando os compostos duros pelos médios.
28ª. volta: Massa realiza sua terceira parada, descartando seu jogo de pneus médios e recolocando os duros. O brasileiro retoma a corrida em 14º.
30ª. volta: Pérez e Button protagonizam um duelo particular muito duro na McLaren. O mexicano mostra uma conduta arrojada no ataque, mas o inglês responde com uma pilotagem defensiva forte e os dois chegam a se tocar algumas vezes. Pelo rádio, o campeão de 2009 pede que a equipe “acalme os ânimos” do latino.
33ª. volta: Grosjean aproveita o embate das McLarens e supera Pérez pelo sexto lugar, por fora na curva 4. Rosberg entra nos pits para o terceiro pit do dia.
34ª. volta: Raikkonen utiliza a asa móvel na reta principal e despacha Di Resta da segunda posição. No fim da volta, contudo, o finlandês vem para os boxes e faz sua segunda parada, colocando mais um jogo de compostos duros. Grosjean também evolui com a outra Lotus, tomando o quinto posto de Button.
36ª. volta: Hamilton finalmente aparece na prova, tomando o quinto lugar de Pérez com manobra agressiva na curva 1. Di Resta é o último piloto a entrar para seu segundo pit. Sai um jogo usado de pneus duros, entra outro novo, programado para aguentar até o final da prova. Massa volta a sofrer um estouro no pneu traseiro direito e tem que fazer sua quarta parada, alterando para os tipos médios. Ele agora ocupa o 15º lugar.
37ª. volta: Webber entra para fazer sua terceira e última parada. No retorno, o australiano encontra Rosberg pelo caminho e, após um toque entre eles, consegue se manter à frente. O incidente será investigado pelos comissários após a corrida.
38ª. volta: com pneus novos, Raikkonen se livra de Pérez e Hamilton para voltar à zona de pódio, em terceiro. O inglês da Mercedes aproveita e para trocar seus calçados pela terceira vez.
39ª. volta: Alonso, que já vinha em sexto, entra nos boxes para fazer mais uma parada e colocar de novo os compostos duros. Pérez o acompanha.
42ª. volta: Com 26 segundos de vantagem na ponta, Vettel entra nos boxes para realizar sua terceira e última parada, colocando um novo jogo de compostos duros. Grosjean, que vinha em segundo, finaliza um longo trecho com a borracha média e parte para um novo jogo de banda branca na parte final da prova.
45ª. volta: Hamilton ultrapassa Button e assume a sexta colocação. Seu companheiro de Mercedes, Rosberg, acusa um forte desgaste dos pneus e tem que partir para uma quarta parada.
46ª. volta: Pérez e Alonso tomam a sétima e oitava posição de Button. O inglês está com o ritmo comprometido e tem que procurar os boxes para um pitstop extra.
47ª. volta: Alonso continua em corrida de recuperação e toma o sétimo lugar de Pérez.
51ª. volta: Hamilton ultrapassa Webber na freada da curva 4 e assume a quinta colocação.
52ª. volta: com ritmo muito mais forte, Grosjean toma o terceiro lugar de Di Resta sem sustos, tirando a Force India da zona de pódio e colocando as duas Lotus entre os três primeiros.
53ª. volta: Webber usa a asa móvel no retão e dá o troco em Hamilton.
54ª. volta: Pérez dá um “chega para lá” em Alonso na saída da curva 4 e reassume o sétimo posto em cima do espanhol.
57ª. volta: após árdua batalha, Hamilton finalmente se livra de vez de Webber para garantir a quinta posição. Pérez também supera o australiano na freada da oitava perna, subindo a um positivo sexto posto com a McLaren.
57ª. volta: Vettel recebe a quadriculada para sua segunda vitória em 2013 e 28ª na carreira. Raikkonen e Grosjean completam o pódio com a Lotus. Di Resta ratifica uma excelente quarta colocação, à frente de Hamilton, Pérez, Webber, Alonso, Rosberg e Button, fechando o grupo dos que pontuam.
Sebastian Vettel recebe o troféu de vencedor do GP do Bahrein (Hassan Ammar/AP Photo)
Sebastian Vettel recebe o troféu de vencedor do GP do Bahrein (Hassan Ammar/AP Photo)
DESTAQUE POSITIVO
Paul di Resta, que fez uma corrida exemplar e repetiu o quarto lugar obtido no GP de Cingapura do ano passado, seu melhor resultado na F1.
DESTAQUE NEGATIVO
Nico Rosberg. Largando da pole, foi o piloto que mais sofreu com o desgaste dos pneus, terminando em um insosso nono lugar e sendo mais uma vez superado por Lewis Hamilton em corrida.
CURIOSIDADE
Com o resultado do GP do Bahrein, Felipe Massa já acumula 41 corridas sem conseguir terminar na frente de Alonso. A última vez havia sido no GP da China de 2011, quando o brasileiro foi o sexto e o espanhol, o sétimo.
Resultado Final – GP do Bahrein:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 57 voltas
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 9s1
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 19s5
4º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 21s7
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 35s2
6º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 35s9
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 37s2
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 37s5
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 41s1
10º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 46s6
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min06s4
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 1min12s9
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1min16s7
14º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min21s5
15º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1min26s3
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
17º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
18º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
20º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 2 voltas




Abandonou:

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na volta 16
Pole: Nico Rosberg (Mercedes), 1min32s330
Melhor volta: Sebastian Vettel (Red Bull), 1min36s961
Líderes: Rosberg (1-3), Vettel (4-10; 16-57), Di Resta (11-14), Raikkonen (15)

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: